quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sector agrícola desapontado e triste com o plano de investimentos europeu

Junho 08
13:35
2015

As organizações representantes do sector agrícola da União Europeia estão profundamente desapontadas pelo facto do sector agro-alimentar estar praticamente fora do plano de investimentos europeu, vulgarmente chamado de plano Junker e temem que o financiamento desse plano ultrapasse as margens do orçamento comunitário.

No dia 28 de Maio, a Presidência da Letónia e o Parlamento Europeu chegaram a acordo para um projecto que define um fundo europeu para os investimentos estratégicos, que será o braço financeiro para o grande plano de investimentos Junker, que prevê mais de 300 mil milhões de euros de investimentos em três anos.

Nos termos do compromisso, este tem de ser ratificado em sessão plenária de 24 de Julho.

O COPA-COGECA já manifestou a sua preocupação da maneira como o financiamento vai ser conseguido, absorvendo todas as margens do orçamento comunitário, numa altura em que o sector atravessa dificuldades com uma grande volatilidade de mercado.

O embargo russo continua a ter um efeito muito negativo sobre os mercados agrícolas e é necessário que existam margens orçamentais para apoiar os mercados, caso sejam necessários.

Outro aspecto negativo é que todos os projectos agro-alimentares dificilmente terão cabimento no plano Junker.

Apesar desta situação, a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou um documento da autoria do eurodeputado alemão Albert Dess, que diz que sendo a PAC de aplicação territorial, está perfeitamente adaptada ao plano Junker.

Sem comentários:

Enviar um comentário