sábado, 6 de outubro de 2012

Agroalimentar exportou 4 mil milhões de euros

O setor agroalimentar (frutas, legumes, enchidos, queijos, vinhos,
carne, doçaria, entre outros) exportou cerca de 4 mil milhões de euros
em 2011.
18:15 Quinta feira, 4 de outubro de 2012
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O responsável da Exposalão Batalha, onde decorre uma feira
internacional de promoção no mercado externo de produtos alimentares
portugueses, estimou hoje em 4 mil milhões de euros a contribuição do
setor agroalimentar para as exportações nacionais em 2011.

"Se a economia está bem nas exportações, temos de especificar o que
está bem. O setor agroalimentar [frutas, legumes, enchidos, queijos,
vinhos, carne, doçaria, entre outros] exportou em 2011 cerca de 4 mil
milhões de euros e representa mais de 60 por cento de mão-de-obra",
disse hoje à agência Lusa José Frazão, no dia de abertura da primeira
edição da Intergal, que decorre até sábado.

As 80 empresas expositoras estão presentes "por conta própria" e a
Exposalão assume os custos das deslocações de Lisboa à Batalha e
estadia dos visitantes e potencias clientes estrangeiros - 60 empresas
de 20 países, como os Emirados Árabes Unidos, China ou Japão, entre
outros.

Exportar para fora da Europa

"Temos de alargar o mais possível o mercado para fora da Europa, temos
chineses interessados na carne portuguesa, por exemplo", disse José
Frazão, embora na Intergal também existam clientes europeus de países
como a Inglaterra, França, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica e
Holanda, locais onde existem empresas "detidas por portugueses que
importam produtos nacionais".

O responsável do centro de exposições da Batalha assinalou ainda que a
AICEP (Agência para o Desenvolvimento e Comércio Externo de Portugal)
contribui "em larga medida" com ações de divulgação da feira, embora
José Frazão lamente a "baixa participação" de empresários portugueses,
concretamente de micro e pequenas empresas, em iniciativas de formação
que aquele organismo realiza.

"Por vezes o proprietário é o pilar da empresa, são empresas muito
pequenas, com cinco a dez empregados, se ele sair é difícil manter a
produção", frisou.

Apostar na estratégia de vendas

Por outro lado, defendeu que Portugal "tem de deixar a cultura do
produto" para se concentrar na "cultura" das vendas. "A Coca-Cola é 76
por cento publicidade e comunicação e o resto produto. Em Portugal uma
empresa abre e quer começar logo a faturar, era importante mudar esta
ideia", alegou.

Para José Frazão mais do que a necessidade de "fazer para ter" é
preciso "vender para depois mandar fazer" o produto. "Temos de mudar a
forma de atuar: não vale a pena ter a casa cheia de produto que depois
é escoado por qualquer preço, quando temos é de apostar em amostras,
ir vender primeiro, cativar clientes e depois produzir", defendeu.

Frisou ainda que os empresários portugueses "têm de apostar mais" em
parcerias dentro do mesmo setor: "se se juntar um bom produto a um bom
vendedor ficam ricos num instante", ilustrou.



http://expresso.sapo.pt/agroalimentar-exportou-4-mil-milhoes-de-euros=f757993

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