quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PepsiCo incentiva agricultores do Alqueva

A multinacional PepsiCo quer tornar-se autossuficiente na produção de
amendoim na Europa, estando a promover um projeto para incentivar
agricultores, nomeadamente os da área do Alqueva, a produzirem o fruto
seco para a empresa.


foto REINALDO RODRIGUES / GLOBAL IMAGENS

Alqueva tem "grande potencial" para a produção de amendoim

O projeto "Euronuts" foi apresentado, esta quarta-feira, em Beja, a
agricultores da área de influência do Alqueva, pela Torriba -
Organização de Produtores de Hortofrutícolas, parceira da PepsiCo, o
segundo maior grupo mundial do mercado de alimentação e bebidas.

Através do projeto, "a PepsiCo quer tornar-se, gradualmente,
autossuficiente na produção de amendoim na Europa" para "reduzir o seu
grau de dependência" em relação aos mercados tradicionais daquele
fruto seco, os continentes americano e asiático, disse à agência Lusa
Inês Vinagre, da Torriba.

Para tal, explicou, a PepsiCo quer "fomentar o desenvolvimento da
cultura" e "precisa de parceiros" para produzir amendoim na Europa,
sobretudo na Península Ibérica, onde pretende chegar aos 10 mil
hectares de produção do fruto seco em 2015.

Neste sentido, a PepsiCo lançou à Torriba o "desafio" de procurar
novas áreas com potencial para a produção de amendoim em Portugal e a
organização sugeriu a zona de influência do Alqueva, contou.

O Alqueva tem "boas características" e um "grande potencial de
crescimento" para a produção de amendoim, uma cultura de regadio, e,
por isso, a Torriba, a pedido da PepsiCo, está a "tentar implementar a
cultura" na zona.

A Torriba, através da intermediação da Empresa de Desenvolvimento e
Infraestruturas do Alqueva (EDIA), está a "incentivar" os agricultores
da região a aderirem ao projeto para produzirem amendoim para a
PepsiCo.

Segundo Inês Vinagre, a "grande vantagem" da cultura de amendoim
através do projeto "Euronuts" é que "a PepsiCo garante o escoamento do
produto", ou seja, o agricultor, quando semeia, sabe para quem semeia,
quem vai ficar com o produto e a que preço é que o vai vender.

Trata-se de "três fatores muitíssimo valiosos para qualquer produtor",
frisou, referindo que a PepsiCo, que produz e comercializa produtos
alimentares e bebidas em Portugal e Espanha, vai descascar, pelar e
torrar o amendoim e vendê-lo em "snacks".

Por outro lado, sublinhou, os resultados da fase experimental do
projeto, que decorreu durante dois anos em cerca de 320 hectares nas
regiões do Alentejo e do Ribatejo, foram "altamente animadores".

Os resultados comprovaram que a cultura de amendoim é "uma
oportunidade para os agricultores", porque é "viável" e uma
alternativa "conciliável" e com "condições para entrar num programa de
rotações" com as culturas tradicionais da área do Alqueva, disse,
frisando que as expetativas de adesão dos agricultores alentejanos ao
projeto são "boas".

O projeto vai dar prioridade a explorações com pelo menos 20 hectares,
a área mínima para se poder fazer colheita mecanizada, e os contratos
para compra do amendoim com os agricultores poderão durar no mínimo 10
anos, disse Inês Vinagre.

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=%C9vora&Concelho=Portel&Option=Interior&content_id=2807051&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário