domingo, 21 de outubro de 2012

Ecce Homo de Borja transforma-se em vinho e já se pode beber

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Por Fugas
17.10.2012
Em Espanha, acaba de ser lançado um vinho solidário que se inspira
numa das mais virais imagens dos últimos tempos, o "restaurado" Ecce
Homo de Borja. Já é marca oficial.
A empresa espanhola Bodegas Aragonesas lançou os vinhos Ecce Homo,
néctares "abençoados" com marca e rótulo inspirados na pintura que se
tornou um fenómeno mundial após serem-lhe aplicadas as artes de
restauro de Cecilia Giménez.

O Cristo do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, viral
e uma atracção turística depois da restauradora amadora ter tornado o
original um quase borrão, surge recriado nos rótulos dos vinhos, que
têm a denominação de origem Campo de Borja, região de vinhos de
Saragoça.

Apresentados há poucos dias, os vinhos Ecce Homo utilizam este golpe
de marketing aliado a um conceito solidário. Segundo Enrique Chueca,
director da empresa, citado pelo El País, há vários anos que as
Bodegas Aragonesas queriam lançar um vinho com objectivos solidários.
A oportunidade de promoção global da iniciativa surgiu após a polémica
e fascínio mundiais com o "restauro" feito ao Cristo de Borja. Os
lucros angariados com as vendas dos vinhos Ecce Homo serão destinados,
informa a Europa Press, ao centro de dia da comarca local.

A marca Ecce Homo, adianta a empresa, foi registada oficial e
legalmente e surge agora nos vinhos Garnacha 2011 e Garnacha Selección
Viñas Viejas 2009. Os vinhos, tintos, são considerados de qualidade e
vendidos a 3,95€ e 9,90€

A opção por não utilizar exactamente a imagem real do fresco
transformado pela senhora Giménez, e antes uma interpretação, deve-se
ao facto de existir alguma "confusão" no que diz respeito aos direitos
de autor sobre a pintura, esclareceu Enrique Chueca ao jornal,
sublinhando que este "é um projecto sério".

Antes das Bodegas Aragonesas, e poucas semanas logo após a descoberta
do Cristo "restaurado", já outra empresa local, Bodegas Ruberte, tinha
lançado vinhos com a imagem (mas não a marca) do Ecce Homo - no caso,
praticamente igual ao "boneco" criado pela restauradora amadora.

Desde que o resultado do restauro feito por Dona Cecília se tornou
viral, não só a igreja onde se encontra a pintura começou a cobrar
pela entrada como surgiram, em Espanha e por todo o mundo, os mais
variados itens inspirados pela figura do Ecce Homo de Borja.

http://fugas.publico.pt/Noticias/311827_ecce-homo-de-borja-transforma-se-em-vinho-e-ja-se-pode-beber

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