domingo, 29 de junho de 2014

Cooperativa da ilha do Pico terá nova gestão e dívida será renegociada


Lusa/AO online / Regional / 20 de Jun de 2014, 14:02
Vasco Cordeiro
   
664 visualizações   

O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje uma solução que "dá garantias de futuro" para o setor leiteiro do Pico, uma vez que a LactAçores vai assumir a gestão da LactoPico, cooperativa em risco de encerrar devido a dívidas
 
"Está tudo resolvido? Não, não está. Esta é uma solução que coloca o futuro do setor leiteiro da ilha do Pico numa nova perspetiva. Dá futuro a este setor", afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, acrescentando que não se trata de uma "solução miraculosa" nem de uma "varinha mágica".

O presidente do Governo Regional dos Açores falava após uma audiência com o presidente da direção da LactoPico – Cooperativa de Laticínios da ilha do Pico, Jorge Pereira, e o presidente da LactAçores (União das Cooperativas de Laticínios dos Açores UCRL), Gil Oliveira.

O entendimento alcançado permite que a LactAçores assuma a gestão industrial e comercial da LactoPico e o passivo vai ter que ser renegociado.

Vasco Cordeiro disse que continua a ser necessário "muito trabalho", lembrando que continua a existir "um passivo" da cooperativa.

"Mas, aquilo que hoje se conseguiu foi exatamente esse sentido de futuro para o setor leiteiro da ilha do Pico", sublinhou, salientando que neste processo o Governo Regional desenvolveu "um trabalho de concertação" que decorreu de forma "reservada e silenciosa indo àquilo que era o essencial".

Vasco Cordeiro sublinhou que esta solução surge também "num exercício de espírito cooperativo da parte da Lactaçores, que se disponibiliza "a auxiliar" a cooperativa Lactopico, que demonstrou "também persistência e determinação em não desistir do setor leiteiro da ilha".

O presidente do Governo açoriano reiterou que a solução "não é passar um cheque para pagar dívidas", mas opções que tragam "futuro, sustentabilidade" para o setor na ilha. Destacou ainda o papel de uma entidade bancária neste processo, a Caixa de Crédito Agrícola dos Açores, pela sua "compreensão e disponibilidade em ser parte na solução".

O presidente da LactAçores, Gil Jorge Oliveira, explicou que a União das Cooperativas vai assumir a gestão industrial e comercial da LactoPico em conjunto com a atual direção e o passivo vai ter de ser negociado com a banca.

"Vamos tentar colaborar no sentido de produzir produtos com inovação, fazer uma economia de escala, trabalhar no sentido de aproveitar o quadro técnico que já temos a nível de industrialização e a nível de gestão", salientou.

Quanto ao presidente da cooperativa LactoPico, Jorge Pereira, salientou que foi alcançado "um bom acordo" que permite "traçar um rumo" com vista à "viabilidade" da fábrica.

Jorge Pereira disse ainda que as questões técnicas vão ser definidas "em reuniões futuras", adiantando que já está agendado para "segunda-feira" um encontro com os produtores.

Sem comentários:

Enviar um comentário