sábado, 5 de julho de 2014

Presidência Italiana dá prioridade à agricultura

Julho 02
12:17
2014

Os temas prioritários para a Presidência italiana, deste segundo semestre de 2014, são a segurança alimentar, na perspectiva da exposição universal de Milão em 2015, a renovação da geração de agricultores e os acordos comerciais internacionais.

A produção biológica, as regras de aplicação da nova Política Agrícola Comum, assim como as quotas leiteiras, são também dossiers que são considerados prioritários.

Estão previstos Conselhos de Ministros de Agricultura para 14 de Julho e 15 de Setembro, 28 a 30 de Setembro (informal), 13 e 14 de Outubro, 10 e 11 de Novembro e 15 e 16 de Dezembro.

Um dossier que será seguramente discutido na primeira reunião é o do leite, com a Presidência a querer preparar uma transição suave para o regime sem quotas leiteiras de 2015, cuja discussão não se afigura nada fácil.

A Itália quer ter um consenso até ao final do ano sobre a legislação da produção bio e, também, sobre as novas modalidades de distribuição de frutas nas escolas. A publicação dos últimos actos delegados, sobretudo no que diz respeito à autorização de plantação de vinhas também está em cima da mesa.

As negociações dos acordos internacionais, sobretudo com os Estados Unidos, receberão especial atenção, sobretudo no capítulo da salvaguarda das denominações de origem europeias.

No domínio da segurança alimentar, pretende-se que os 28 desbloqueiem o pacote "saúde animal e vegetal" sobre o qual o Parlamento já se pronunciou, excepto para as sementes e, a este dossier, vai juntar-se o referendo à clonagem.

No que diz respeito ao ambiente, os temas principais serão os OGM's e a afectação de terrenos para a produção de bio combustíveis

Sem comentários:

Enviar um comentário