quarta-feira, 2 de julho de 2014

Baixa do preço do leite na produção também é reflexo do processo para acabar com as quotas leiteiras


CNA opõe-se a estas medidas ! 

A indústria baixou uma vez mais o preço do Leite à Produção, nalguns casos em mais de 2 cêntimos o litro e prepara-se para baixar ainda mais.

CNA manifesta a sua oposição a este processo que penaliza os Produtores de Leite e que, em última análise, contribui para reduzir ainda mais o número de Explorações Leiteiras e a Produção Nacional de Leite que já fica a 265 mil toneladas da quota nacional perante a UE (estamos a produzir muito abaixo da quota anual…).

Além do mais, esta nova baixa do preço do Leite na Produção, ocorre num contexto em que aumentam os custos com Rações de entre outros Factores de Produção que continuam a preços especulativos.

FIM DAS QUOTAS LEITEIRAS FAZ AUMENTAR AS IMPORTAÇÕES E REDUZ A PRODUÇÃO NACIONAL

 A situação da Produção Nacional Leiteira (e da própria Indústria) está já a ser afectada – negativamente – pelo fim das Quotas Leiteiras previsto para 2015.

 Desde 2007, altura em que foi rectificada a decisão de colocar termo às quotas leiteiras, já deverão ter desaparecido 6000 explorações, o que significa, durante os últimos cinco anos, uma redução de cerca de 50% das explorações leiteiras nacionais.

CNA sempre se opôs ao fim das quotas leiteiras – previsto para 2015 -  perante sucessivos governos e governantes, e as más consequências estão à vista com as baixas do preço do Leite na Produção e com redução da Produção Leiteira Nacional e do número de Produtores de Leite.

MINISTRA DA AGRICULTURA E GOVERNO ASSINARAM, EM BRUXELAS, O FIM DAS QUOTAS LEITEIRAS

E agora vêm para cá "recomendar" aos Produtores providências, tipo panaceias.

Apesar de tímidas hesitações, para consumo interno, o facto é que a Ministra da Agricultura e o Governo assinaram o fim das quotas leiteiras perante Bruxelas.  Agora, querem sacudir a água do capote naquilo que diz respeito às más consequências dessa sua opção política…

 Assim, Ministra da Agricultura e Governo aparecem agora a recomendar aos Produtores que, estes, encontrem "alternativas" do tipo criação dos chamados "interprofissionais" para celebrar "contratos" directos entre os Produtores e os Compradores (Indústria).

AGRAVA-SE  A  SITUAÇÃO  DA  PECUÁRIA  NACIONAL

CNA  RECLAMA  AO  GOVERNO  MEDIDAS  EFICAZES !

A  Ministra da Agricultura e o Governo, concordaram e assinaram, em Bruxelas, acordos desastrosos, tipo fim das Quotas Leiteiras e, depois, vêm dar "conselhos" aos Agricultores e tentar responsabilizá-los pelos problemas provocados pelas más políticas agro-rurais que aprovaram e teimam em aplicar-nos.

Ao mesmo tempo, o governo não toma medidas eficazes para o aumento da Produção Nacional de Componentes para Rações - cujo preço continua a aumentar – e também de Cereais, factores de produção em que o nosso País está extremamente dependente do estrangeiro.

Coimbra, 30 de Junho de 2014 

A Direcção da  CNA

Sem comentários:

Enviar um comentário