sexta-feira, 4 de julho de 2014

5 de Julho de 2014 – Dia Internacional das Cooperativas

03-07-2014 
 
5 de Julho de 2014 – Dia Internacional das Cooperativas
 
«Empresas cooperativas e o desenvolvimento sustentável para todos»
 
Comemora-se em todo o mundo, no próximo dia 5 de Julho, o 92º Dia Internacional das Cooperativas da ACI – Aliança Cooperativa Internacional e o 20º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, data de grande significado para o movimento cooperativo internacional e para toda a economia social.

Este ano o Dia Internacional das Cooperativas aborda o tema das «empresas cooperativas e o desenvolvimento sustentável para todos».

As Cooperativas Portuguesas assinalam esta data através da realização de uma Sessão Solene, presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, que irá decorrer no Espaço Inovação na Zona Industrial de Vila Verde em Oliveira do Bairro, organizada pelas duas Confederações de Cooperativas Portuguesas – CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e CONFECOOP - Confederação Cooperativa Portuguesa, e que conta com o apoio da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

A iniciativa terá como cooperativa anfitriã a CALCOB – Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, CRL., que neste dia inaugura uma nova unidade de processamento de produtos hortícolas.

A ACI é uma Organização não-governamental, independente, que agrupa, representa e apoia as Organizações Cooperativas de todo o mundo. Fundada em 1895, os seus 268 membros são organizações cooperativas nacionais e internacionais de todos os sectores da economia e de 93 países. No total, estas cooperativas representam cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo.
 
O sector cooperativo português é composto por mais de 2.200 cooperativas, distribuídas por 12 ramos – agrícola, artesanato, comercialização, consumo, crédito, cultura, ensino, habitação e construção, pescas, produção operária, serviços e solidariedade social.
 
Estima-se que o ramo agrícola, que integra 735 cooperativas, represente 46% do volume de negócios e 28 % do emprego total do sector cooperativo nacional. 
 
A participação no evento exige inscrição prévia.
Para informações e inscrição contactar a CONFAGRI:
 
Maria José Pinto: telef. 21 811 80 22 /00 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário