terça-feira, 1 de julho de 2014

Governante quer clarificação do conceito de agricultura familiar



Governante quer clarificação do conceito de agricultura familiar
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, lançou o desafio de que, no final do Ano Internacional da Agricultura Familiar, este conceito fique "melhor definido", para que os governantes possam orientar melhor as políticas dirigidas a este sector. O governante participou na sessão de abertura do IV Encontro Rural Report – Rede de História Rural em Português, que decorreu em Palmela.

O governante reconheceu que Portugal é um país "agricolamente, territorialmente e socialmente muito diverso" e, por isso, "a agricultura familiar em Portugal é também diversa". Francisco Gomes da Silva deu o exemplo do concelho de Palmela, onde existem "unidades de agricultura familiar tão distintas umas das outras".
 
Dulce Freire, membro da comissão organizadora do encontro e investigadora do ICS-ULisboa, considera que "há défice de reflexão histórica" em torno destes temas, uma realidade que esta iniciativa pretendeu contrariar. Na sua opinião, "muitas vezes os debates acabam por ficar muito centrados nas questões do presente" e as situações, "para serem percebidas no presente, merecem uma reflexão sobre o que foram no passado", tanto mais quando existe "muito boa investigação" produzida em Portugal sobre a agricultura familiar.
 
O presidente da câmara, Álvaro Amaro, fez votos para que a presença do secretário de Estado no evento "contribua para a progressiva e maior aproximação da Administração Central nesta temática da agricultura familiar" que, no concelho de Palmela, "é uma realidade bem presente, no dia-a-dia difícil das populações de todas as freguesias". "O município tem na valorização da sua história e do património local um dos eixos da sua estratégia cultural", sublinhou, dando como exemplos o empenho "quer em realizar, quer em promover a pesquisa histórica e a preservação do património de carácter rural" e também "um conjunto de festividades onde são amplamente sublinhadas e pontuadas estas características rurais do concelho".

Diário da Região - 30-06-2014 19:58


Sem comentários:

Enviar um comentário