quarta-feira, 2 de julho de 2014

Finlândia ajuda pequenos agricultores do centro de Moçambique com 8 ME

O Governo da Finlândia vai desembolsar oito milhões de euros para ajudar mais de 14 mil pequenos produtores agrícolas a aumentarem a produção nas províncias de Sofala e Zambézia, centro de Moçambique, anunciou a embaixada finlandesa em Maputo.

Em comunicado de imprensa enviado à Lusa, a embaixada finlandesa indica que a ajuda será canalizada através da Organização Não-Governamental moçambicana Ajuda de Povo para Povo (ADPP), no âmbito de um acordo assinado para o efeito.

"Esta intervenção tem como objectivo dotar os membros das associações, particularmente as mulheres, com as ferramentas necessárias para aumentarem a produção e a produtividade das suas ´machambas` (campos agrícolas) e, desta maneira, melhorar a sua segurança alimentar e ainda conseguir rendimentos", disse a embaixadora da Finlândia em Maputo, Seija Toro, citada no comunicado. 

Com a verba, serão criadas mais de 300 associações de pequenos produtores, que vão implementar os projectos de capacitação de mais de 14 mil associados, dos distritos de Namacurra e de Nicoadala, província da Zambézia, e nos distritos de Maringue e de Caia, na província de Sofala, adianta a nota de imprensa.

 De acordo com o comunicado, a Finlândia orçamentou uma ajuda financeira de cerca de 30 milhões de dólares para o Orçamento Geral do Estado (OGE) para os setores de educação e governação de Moçambique.

Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário