domingo, 29 de junho de 2014

Startup cria solução que permite cuidar de hortas a partir de PC ou telemóvel


por Ana Rita Costa
27 de Junho - 2014

A startup Coolfarm criou uma solução que permite manter uma horta em casa a partir de um smartphone ou PC.

 
Baseada na hidroponia, a tecnologia criada por Gonçalo Cabrita, João Igor, Liliana Marques e Eduardo Esteves, usa uma 'box' que precisa apenas de água e nutrientes para produzir vegetais ou frutos, dispensando terra.

"Se o sistema for usado na rua, ficamos dependentes das condições atmosféricas e dos elementos. Mas se for usado dentro de um armário, podemos ter quatro ou cinco produções agrícolas por ano, em vez de apenas uma única", refere Gonçalo Cabrita, criador da tecnologia.

A 'box' criada pela startup, que se assemelha a uma box de TV, converte instruções enviadas remotamente, através da Internet, em comandos que podem ser executados por exaustores, bombas de rega ou lâmpadas de luz. Esta mesma box está apta a processar e a encaminhar para o agricultor os dados recolhidos por sensores de humidade, PH, temperatura, nutrientes ou luminosidade.

"Este sistema tanto dá para controlar um pé de tomateiro como dois hectares de alfaces. O importante é o circuito de água que é controlado, sendo que cada Coolfarm está apto a gerir dois circuitos de água", acrescenta Gonçalo Cabrita.

A tecnologia ainda não está à venda mas os empreendedores acreditam que dentro de um ano já haverá 'boxes' Coolfarm à venda em lojas especializadas em agricultura hidropónica.

Sem comentários:

Enviar um comentário