sábado, 5 de julho de 2014

Temperaturas sobem a partir de segunda-feira

METEOROLOGIA

por Lusa, publicado por Marina AlmeidaOntemComentar

Temperaturas sobem a partir de segunda-feira
As temperaturas máximas vão começar a subir gradualmente a partir de segunda-feira, prevendo-se ainda precipitação no fim de semana no Minho e Douro litoral, disse hoje à agência Lusa a meteorologista Cristina Simões.
"Para o fim de semana ainda prevemos chuva em geral fraca, mas apenas no Minho e Douro litoral. As regiões do norte e centro vão continuar a ter alguma nebulosidade, enquanto no sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo", disse a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Cristina Simões, as temperaturas não vão sofrer alterações significativas no fim de semana, variando entre os 22 e os 32/33 graus Celsius nas regiões do interior e no Alentejo.
"No domingo, as temperaturas sofrem uma ligeira descida e a partir de segunda-feira vão subindo gradualmente", adiantou, salientando que na segunda-feira já não está prevista precipitação.
Segundo Cristina Simões, estas temperaturas são normais para a época, não se prevendo para já tempo seco.
"Estamos no início do verão. Esta situação ocorre porque tem havido alguma nebulosidade e precipitação por causa de uma corrente de oeste que traz alguma humidade. Geralmente as situações de tempo mais quente estão associadas a vento de leste quente e seco, que para já ainda não se prevê", disse.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até ao final da manhã e para o final do dia e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo da Roca até final da manhã.
A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste nas terras altas e no litoral oeste, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões do litoral norte centro.
Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e vento fraco a moderado de nordeste.
Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa, Braga e Faro prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, no Porto e na Guarda 22, em Évora 32, Beja 30, Castelo Branco 31, Bragança 28, Funchal e Angra do Heroísmo 24, Ponta Delgada 23 e Santa Cruz das Flores 25.
Risco elevado de radiação UV em todo o país
Quase todo o país apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o IPMA.
Segundo informação disponível na página do IPMA na Internet, as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Horta e Angra do Heroísmo apresentam risco muito alto de exposição à radiação UV.
Também as regiões de Coimbra, Leiria e Ponta Delgada apresentam hoje risco alto.
Para estas regiões, o IPMA aconselha a população a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar e a evitar a exposição das crianças ao sol.
Segundo o instituto, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário