quarta-feira, 2 de julho de 2014

ONU divulga lista de parasitas em alimentos e conselhos para evitar contágio


A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) publicou esta terça-feira em Roma um relatório com os dez principais parasitas transmitidos pelos alimentos e uma série de recomendações para prevenir o seu contágio.
Estes parasitas afectam a saúde de milhões de pessoas a cada ano, infectando tecidos musculares, causando epilepsia ou choques anafilácticos, entre outros problemas, segundo a FAO.
A organização com sede em Roma também assinalou que, na Europa, mais de 2,5 mil pessoas são afectadas a cada ano por infecções parasitárias transmitidas por alimentos e, só em 2011, foram registados na UE 268 casos de triquinose e 781 casos de equinococose.
O relatório, «Classificação multicritério para a gestão de riscos dos parasitas transmitidos pelos alimentos», inclui os nomes dos parasitas com maior impacto a nível internacional, o dano que produzem e onde podem ser encontrados.
Entre eles, aponta para a «Taenia solium» (ténia do porco ou ténia armada), que se transmite através da carne de porco, ou o «Cryptosporidium spp», um protozoário cujo contágio se produz através da ingestão de produtos frescos, assim como do sumo de fruta ou do leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário