domingo, 29 de junho de 2014

Investigação de Graça Casimiro foi o "Melhor" trabalho no congresso da AEDEM

27-06-2014 
 


 
Graça Casimiro, chefe dos serviços de Gestão e Contabilidade da Proleite, desenvolveu um trabalho científico considerado o melhor pelo jurí do congresso da AEDEM-European Academy of management and Bussiness Economics.
 
A experiência de longos anos de trabalho na Proleite – Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, deu a Graça Casimiro o background necessário que, associado aos seus conhecimentos científicos e académicos, permitiu-lhe desenvolver a sua tese de doutoramento, sob a orientação do catedrático Arnaldo Coelho.
 
 
A premiada decidiu enviar um artigo científico para a AEDEM, baseado nesse trabalho de especialização realizado para a faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na fase final da tese, com o tema "Reputação corporativa: Antecedentes e impactos no desempenho sob a óptica dos Stakeholder".
 
Foi com espanto que recebeu a notícia de que o jurí do congresso anual desse fórum de intercâmbio de experiências de professores e investigadores na área da direcção e gestão de empresas, com sede em Espanha, considerou o seu trabalho como o "melhor" da área, entre tantos concorrentes de várias universidadese escolas superiores não apenas portuguesas, como de outros países, nomeadamente, Espanha, Peru, Chile e México, entre outros. Graça Casimiro confessa, ao Correio de Azeméis, «que foi uma surpresa bastante agradável», sem deixar de registar as mensagens calorosas dadas quer pelos colegas congressistas, quer pela sua família, pelos seus colegas, direcção da Proleite e do sector de lacticínios que, segundo a mesma, a «fizeram sentir muito orgulhosa» do seu trabalho.
 
"O impacto da reputação no desempenho da empresa na perspectiva dos cooperantes" foi o tema que conquistou os jurados do congresso que, este ano, teve como temática "Desafios actuais: A conquista de novos mercados", e que deu à osselense um enorme prestígio que, segundo o Correio de Azemeis, nem a própria tem consciência.
 
O artigo de Graça Casimiro será publicado na melhor revista científica espanhola estando também no «quadro de honra" da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Segundo a mesma, «a maioria dos estudos sobre a reputação corperativa tem-se concentrado no conceito teórico em vez da sua aplicabilidade na prática. A nossa pesquisa estuda a aplicabilidade da reputação no contexto dos lacticínios».
 
Nesta matéria, a especialista defende a existência de uma «mudança de paradigma», ou seja, «devido à forte concorrência a que as empresas estão sujeitas, os gestores obrigaram-se a começar de agir de outra forma: pensar de tangível a intangível».
 
Entre muitas outras considerações e conclusões, Graça Casimiro considera, no seu estudo, que os «activos intangíveis são de grande importância para os processos de criação de valor em todos os tipos de organização», nomeadamente para as cooperativas de lacticínios. A investigação mostra ainda como um recurso intangível poder ser crucial na melhoria das relações co os cooperantes e para o aumento do desempenho financeiro da organização
 
O congresso decorreu em Cáceres, Espanha, entre 04 e 06 de Junho, e a cerimónia oficial de entrega dos prémios foi dia 05 de Junho, tendo sido entregue pela presidente da European Academy of Management and Business Economics. «Foi um momento muito importante pelo reconhecimento do meu trabalho» remata Graça Casimiro, ao relatar muito sinteticamente o que de passou, «não podendo esquecer a supervisão dada pelo professor orientador, Professor Doutor Arnaldo Coelho».
 
Fonte: Correio de Azemeis

Sem comentários:

Enviar um comentário