quinta-feira, 21 de julho de 2011

ViniPortugal promove ciclo de workshops vínicos no Brasil

A ViniPortugal iniciou ontem um ciclo de workshops pelo Brasil e que
terminará no próximo dia 28 de Julho. Rio de Janeiro, Brasília,
Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte e Campinas são as cidades que
receberão os workshops promovidos pela ViniPortugal e que darão
oportunidade aos visitantes de conhecer e apreciar alguns dos melhores
vinhos portugueses.
O aumento de 23% em valor e 31% em volume na taxa de importação dos
vinhos portugueses, no primeiro trimestre de 2011, num período em que
houve queda de 5% na importação brasileira de vinhos em geral, é um
exemplo do reconhecimento e aprovação da bebida portuguesa pelos
brasileiros.
O investimento dos produtores portugueses e da
ViniPortugal é um dos vectores para o crescimento de mais de 40% na
taxa de importação brasileira de vinhos de Portugal em 2010. A
expectativa é fechar 2011 com um índice ainda maior.
Segundo o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, "o mercado
brasileiro tem uma importância estratégica para os nossos vinhos por
diferentes factores como estar entre as 10 maiores economias, manter
sinais de crescimento (superior a 4% para este ano) e ocupar o
terceiro lugar, em valor, no ranking dos vinhos importados de
Portugal".
Cada workshop começará com a apresentação de seis vinhos portugueses,
seguida de uma prova livre e cocktail. Portal do Fidalgo 2009, Follies
TN 2007, Marquês de Borba 2009, Alentex Premium 2007, Conde de Vimioso
Reserva, Moscatel de Setúbal 2008 e Só Touriga Nacional 2005 serão
alguns dos vinhos apresentados. Cada cidade contará com um palestrante
para conduzir a apresentação, sendo eles: Alexandre Lalas (Rio de
Janeiro), António Duarte (Brasília), João Lombardo (Florianópolis),
André Freire de Carvalho (Fortaleza), Márcio Pinto de Oliveira (Belo
Horizonte) e Bruno Vianna (Campinas).
Este evento será voltado especificamente para os profissionais:
sommeliers, importadores, distribuidores, restaurateurs, jornalistas e
líderes de opinião.
A ViniPortugal tem realizado diversas acções pelo mundo tais como
provas de vinhos, workshops vínicos, jantares harmonizados e palestras
para apresentar aos profissionais e consumidores a sua variedade de
castas, e, desta forma, "consolidar a nossa imagem como país de
Grandes Vinhos", refere Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.
Torres Vedras, 20 de Julho de 2011
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/07/21a.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário