sábado, 19 de abril de 2014

25 % dos agricultores desistem de apoios

25% DOS AGRICULTORES DESISTEM DE APOIOS
Rádio Cova da Beira


por Paula Brito

Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco registou uma redução de 25% de pedidos de ajuda ao RPU – Regime de Pagamento Único. Os receios dos pequenos agricultores relativamente à nova lei fiscal estão na origem deste decréscimo que, segundo Mesquita Milheiro, corresponde a cerca de 450 agricultores e a um total de 315 mil euros que a região deixa de receber para apoiar a agricultura, sobretudo familiar.


"Tem a ver com o receio desta nova lei fiscal, medo de perder reformas, sabem que se inscreverem nas finanças têm que passar facturas, têm que ter contabilidade, as coisas complicam-se na vida de um micro agricultor, mas é preciso ver que estamos a falar de um pequeno subsídio (RPU) que os agricultores recebem e que serve para manter vivo o mundo rural" justifica o presidente da direcção da Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco. Mesquita Milheiro sublinha a contradição entre esta medida do governo e os objectivos da Europa com a nova Política Agrícola Comum "a reforma da PAC vem dizer que é importante manter o mundo rural vivo, que os agricultores deveriam ser considerados como prestadores de um serviço público, agora o nosso governo vem cortar essas hipóteses à pequena agricultura nas aldeias." 
O governo adiou pela terceira vez a entrada em vigor das novas regras fiscais para os agricultores - 31 de Maio é a nova data. Mesquita Milheiro tem esperança que em vez de adiar, desta vez, o governo acabe com esta alteração "eu acredito que vá recuar porque acredito que o bom senso vai prevalecer porque não há razão nenhuma para isso, vão chegar à conclusão que o Estado perde mais do que recebe com isso". 
A preocupação foi levada à assembleia geral da Associação distrital de agricultores de Castelo Branco que aprovou por unanimidade as contas relativas ao ano passado. A Associação terminou 2013 com um resultado líquido positivo de cerca de 56 mil euros.   

Sem comentários:

Enviar um comentário