segunda-feira, 14 de abril de 2014

Casaco de cortiça portuguesa em destaque na exposição da Wallpaper

Wallpaper convidou Corticeira Amorim e o estúdio de Todd Bracher para criar um casaco para a Handmade, em Milão, dee 8 e 13 de abril

Casaco de cortiça portuguesa em destaque na exposição da Wallpaper 
Casaco feito em cortiça portuguesa
D.R.
11/04/2014 | 17:21 | Dinheiro Vivo
A conceituada revista nas áreas de design e arquitetura, Wallpaper, convidou a Corticeira Amorim para criar com o estúdio norte-americano Todd Bracher, uma peça em cortiça para expor na Handmade.
Assim, desta parceria a três nasceu um casaco em cortiça alentejana feito por Todd Bracher, a partir do tecido criado na Amorim Cork Composites, que vai estar em exposição no Salone del Mobile, em Milão, entre 8 e 13 de abril.
O convite à Corticeira Amorim surgiu após a exposição Metamorphosis, no Mosteiro dos Jerónimos, no final de 2013. Ellie Stathaki, editora de arquitectura da Wallpaper, alertou então para o "imenso potencial da cortiça, um material que reúne todos os atributos para integrar a Handmade."
Todd Bracher foi o designer industrial convidado. Depois de um briefing inicial e de um primeiro contacto com o material, o designer norte-americano confessa: "muito diferente da madeira, parece quase pele/couro mas com outra textura definida pela natureza. Tem a sua própria natureza…"
Ver aqui o filme do making of do casaco.
"É como se a cortiça ganhasse vida no casaco. É um material que estimula a criatividade, embora seja tecnologicamente muito evoluído", diz Todd Bracher.
Ler mais: Vendas da Corticeira Amorim atingem os 542,5 milhões de euros em 2013
A Wallpaper iniciou há quatro anos a Handmade, uma iniciativa que apresenta anualmente em Milão cerca de 100 objetos inovadores e cujo mote é "encetar novas parcerias que culminem no lançamento e apresentação de objetos únicos que desafiem os limites do design."

Ao Dinheiro Vivo, Carlos Jesus, director de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, explica que "é como mostrar o luxo do século XXI", onde a cortiça se inclui.
"O valor que damos ao trabalho artesão em Portugal é diferente ao que dão noutros mercados", reforça o mesmo responsável, acrescentando que a peça em cortiça vai estar em contacto com "opinion makers da área do design que vêm um pouco de todo o mundo."
Tal irá permitir que a cortiça continue a fazer o caminho das preferências de arquitetos, designer, entre outros, "como material nobre e premium, com características de sustentabilidade", reforça Carlos Jesus.
Na edição deste ano, a Handmade apresentará objetos que variam entre um disruptivo conjunto de croquet e colunas esculturais, uma lancheira perfeitamente embalada ou um criativo cinto de ferramentas até um sofisticado casaco de cortiça. Este português.
A Corticeira Amorim já tinha estado no Salone Internacional del Mobile, em Milão, em 2012,  com o projeto Quiet Motion, dos designers franceses Ronan & Erwan Bouroullec, para a BMWi. 

Sem comentários:

Enviar um comentário