domingo, 13 de abril de 2014

Vinho: UE/China

11-04-2014 
 


 
Os comités empresariais do sector vitivinícola Europeu e Chinês chegaram a um acordo que irá levar ao encerramento das investigações chinesas sobre as exportações de vinhos europeus iniciadas em Julho de 2013 e que servirá de base para a cooperação técnica e intercâmbio nos próximos dois anos.
 
Após a retirada da denúncia e o posterior encerramento da investigação pelas autoridades chinesas, o sector vitivinícola europeu fornecerá um pacote de consultoria técnica a representantes chineses em áreas como a viticultura, vinhas experimentais e técnicas de mecanização, vinificação e qualidade dos controlos, marketing, degustações de vinhos e o sistema de protecção das indicações geográficas.
 
Esta assistência será prestada com base em visitas de estudo na Europa e através de seminários e outras actividades de formação e de estágio. Por seu lado, o sector vitivinícola chinês irá ajudar o sector europeu a organizar provas de vinhos na China, para melhorar o conhecimento do vinho europeu entre os consumidores chineses, promovendo a apreciação dos vinhos e da sua cultura.
 
Ambas as partes irão definir um intercâmbio de informação e de comunicação permanentes, controlar a implementação desta cooperação, e colaborar a nível internacional em actividades que visem a melhoria das condições de acesso ao mercado de países terceiros.
 
Nos últimos seis anos, de 2007 a 2012, o mercado de vinho chinês tem experimentado um crescimento muito significativo. As exportações de vinho da União Europeia para a China somaram 764 milhões de euros (ME) em 2012; para a França, representarem 71 por cento, com um valor de,546 ME; Espanha, com mais 11,7 por cento, um total de 89 ME; Itália, mais 10,1 pontos percentuais e um valor de 77 ME, num panorama total de exportações de vinho que ronda os 8,865 mil ME, 8,6 por cento.
 
Fonte: CONFAGRI

Sem comentários:

Enviar um comentário