quarta-feira, 16 de abril de 2014

PE vota medidas contra doenças animais e pragas

15-04-2014 
 

O Parlamento Europeu vota esta terça-feira três propostas que procuram prevenir e fazer frente a doenças animais, assim como evitar a introdução de pragas perigosas na União Europeia.
 
Os eurodeputados também propõem medidas para reforçar os controlos a longo da cadeia alimentar, combater a fraude e melhorar a segurança alimentar. As novas norma relativas a doenças animais destacam a prevenção, por exemplo, no que diz respeito à criação de animais e ai uso mais responsável dos medicamentos veterinários.
 
O Parlamento pediu para a Comissão autorizar que adopte medidas urgentes contra as doenças animais com maior impacto na saúde pública e na produção agrícola, como a Língua Azul, a peste suína ou a gripe das aves.
 
Para evitar a entrada de pragas causadas por um aumento do comércio e alterações climátics, os membros da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu propõem substituir a lista negra de plantas e produtos vegetais de certos países ou regiões aos quais se proíbe a entrada na União Europeia, por uma "lista positiva" de espécies que não supõem um risco para a agricultura comunitária e, portanto, possam entrar no bloco.
 
Por seu lado, a comissão do Meio Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar pede um reforço das regras que regulam os controlos ao longo da cadeia alimentar, para além de maio transparência e uma melhor aplicação de sanções dissausivas.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário