quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comercialização do Vinho da Madeira cresceu 24 por cento no primeiro trimestre

16-04-2014 
 
A comercialização do Vinho Madeira, no final do primeiro trimestre deste ano, registou um aumento de 24 por cento em quantidade e de 15 por cento em valor, disse o secretário do Ambiente e Recursos Naturais.
 
«O que se tem verificado é um crescimento constante da comercialização do Vinho Madeira», declarou o governante madeirense durante a visita que efectuou ao evento "Vinho Madeira & Chocolate", que decorre no átrio do Teatro Municipal, no Funchal, promovido pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
 
Segundo Manuel António Correia, com base nos dados estatísticos relativos aos primeiros três meses deste ano, em comparação com igual trimestre de 2013, verifica-se um aumento acentuado na comercialização do Vinho Madeira sendo de «24 por cento na quantidade e de 15 por cento no valor».
 
Os dados do Governo Regional mostram que o acréscimo na quantidade foi de 658 mil para 820 mil litros, enquanto a faturação aumentou de 3,8 para 4,4 milhões de euros.
 
«Crescer com números destes é extraordinário e mostra um crescimento estrutural, constante no sector», sublinhou o responsável. Na sua opinião, este acrescimento «vai continuar no futuro próximo», perspectivando que «já este ano ultrapasse a comercialização da produção de vinho».
 
«Aproximam-nos do ponto que em que vamos vender tanto quanto produzimos e espero que, a médio prazo, se possa ultrapassar em comercialização aquilo que se produz, para fazer descer alguns "stocks" acumulados», destacou.
 
O responsável apontou que «neste sector, tal como na generalidade dos sectores agrícola e agro-industrial, a Madeira está a crescer de forma sustentada», projectando «um futuro auspicioso» para o Vinho Madeira.
 
Sobre o evento promovido pelo Instituto do Vinho, que mostra a potencialidade da conjugação do Vinho Madeira com o chocolate, o governante insular considerou ser um «excelente exemplo da articulação do que é tradicional com o inovador».
 
Manuel António Correia mencionou que já existem outras experiências no sector agrícola e na indústria associada da região, realçando que «é inovador, promove a tradição e acima de tudo cria riqueza e, indirectamente, o emprego, consolidado junto destes sectores».
 
O secretário salientou que estes géneros de experiências até motivaram «pessoas que há algum tempo pensavam que nada tinham a ver com os sectores tradicionais».
 
Referiu que estão a ser produzidos chocolates na Madeira, o que mostra que «na economia não há sectores estanques e todos devem trabalhar irmanados para fazer Região crescer e aumentar exportações».
 
Manuel António Correia mencionou que «o sector do vinho é um dos que podem crescer» e que, neste momento, na indústria dos chocolates, a Madeira «só importa parte da matéria-prima».
 
Fonte: Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário