sábado, 19 de abril de 2014

Agrolex assina contratos de exportação de 11 milhões de euros

Ana Brito

03/04/2014 - 16:40

Empresa agro-industrial do Cartaxo estabelece parceria com príncipe e empresa saudita.

A Agrolex assinou contratos de exportação de rações e maquinaria agrícola produzida em Portugal com um valor potencial de 11 milhões de euros, revelou ao PÚBLICO fonte oficial do gabinete do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Os acordos de parceria assinados com o príncipe Turki AlSaud Est e a Nadec, uma das maiores empresas agro-alimentares do Golfo, dão à Agrolex acesso aos mercados da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Koweit, Oman, Egipto e Jordânia, revelou a mesma fonte.

Os acordos prevêem ainda investimentos do príncipe saudita em terrenos rurais em Portugal, com vista à produção e exportação para aqueles mercados.

Também a Prebuild e a Sistrade assinaram contratos de parceria no decurso da missão empresarial de Paulo Portas a Riade, em que estão representadas 45 empresas portuguesas.

A Prebuild, grupo de empresas da área da construção, com actividade em Angola, Moçambique e Ghana, assinou um acordo de cooperação com o grupo saudita Dnanir para o desenvolvimento económico nas áreas de construção civil e obras públicas de edifícios, infra-estruturas, indústria e serviços. O valor potencial dos negócios é de 7,8 milhões de euros.

Já a Sistrade, que actua na área do software e serviços de consultoria, estabeleceu uma parceria com a Arabian Printing and Publishing, grupo que já está presente noutros países do Golfo e especializou-se em tecnologias sofisticadas de impressão de segurança.

No âmbito desta missão empresarial a Riade, também a cadeia de ginásios Vivafit e a empresa de mobiliário de luxo Frato assinaram contratos com empresas sauditas.

Paulo Portas esteve esta quinta-feira no Fórum Empresarial Portugal-Arábia Saudita, onde desafiou as Câmaras de Comércio Sauditas a organizar, juntamente com o Aicep, uma missão de empreendedores da Arábia Saudita a Portugal. Uma missão "muito profissional, muito focada, sem perda de tempo, mas com tempo livre para também conhecer Portugal", disse o vice-primeiro-ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário