sexta-feira, 18 de abril de 2014

Comissão lança um observatório do mercado do leite

Comissão Europeia

Comunicado de Imprensa



Dacian Cioloș, Comissário europeu para a agricultura e o desenvolvimento rural, inaugura hoje um novo observatório europeu do mercado do leite. Depois de trinta anos de regime de quotas de leite, cuja extinção está programada para 31 de Março de 2015, o observatório terá por missão reforçar a capacidade da Comissão em seguir o mercado do leite e dos produtos lácteos e ajudar o sector a adaptar-se ao seu novo ambiente. O observatório visa o aumento da transparência e o fornecimento de dados precisos sobre o mercado, por forma a que os actores da cadeia de aprovisionamento do leite possam tomar as decisões comerciais, e a Comissão as decisões políticas. Com a sua inauguração hoje às 16h00, o Observatório europeu do mercado do leite permitirá às partes interessadas no sector do leite e dos produtos lácteos dispor de um interface único que dá acesso a uma enorme quantidade de dados brutos. Será também responsável pelo acompanhamento e análise das tendências actuais e passadas ​​nos mercados europeus e mundiais do leite e produtos lácteos, e, em particular, da produção, do equilíbrio entre a oferta e a procura, dos custos de produção e das perspectivas comerciais.

O Comissário Ciolos afirmou a este respeito: "A nova PAC reforça o papel das partes interessadas a fim de assegurar um desenvolvimento equilibrado do sector do leite. Para que eles possam cumprir a sua missão, precisamos de transparência tanto na obtenção dos dados como de precisão na análise de mercado. O verdadeiro valor acrescentado do observatório residirá no exame construtivo de diferentes análises de mercado. Para a Comissão e os Estados-Membros, esta é uma ferramenta valiosa para a tomada de decisão."

Inspirado por uma ideia originalmente proposta pelo Comissário Ciolos na conferência sobre o mercado do leite, que foi realizada em Setembro de 2013, o observatório fornecerá dados com toda a transparência, que serão complementados por análises de mercado, relatórios sobre as perspectivas de curto prazo e as previsões de médio prazo, bem como reuniões em intervalos regulares, de uma comissão económica. Esta última, constituída pelas partes interessadas do mercado do leite e dos produtos lácteos, vai analisar os dados e enriquecê-los com elementos preciosos e comentários que não são diretamente dedutíveis das estatísticas. Além disso, as reuniões do Observatório do mercado do leite serão objecto de relatórios, que também estarão disponíveis para o público.

Contexto

A abolição do sistema de quotas leiteiras em 2015, acordada em 2008 no âmbito do "exame de saúde" da PAC, resultará no surgimento de um novo ambiente para os operadores económicos, habituados desde 1984 a operar na base um sistema de quotas. Para preparar o sector para este novo ambiente, foi desenvolvida uma série de novos instrumentos no contexto do «pacote leite» de 2012, incluindo a cooperação entre produtores de leite e produtos lácteos. Além disso, o sector do leite e produtos lácteos foi objecto de intensas discussões no ano passado durante as negociações sobre a reforma da PAC; o acordo final (MEMO/13/621) aumenta a orientação para o mercado, proporcionando aos agricultores, num contexto de incertezas externas, uma rede de segurança reforçada com base - principalmente - na execução dos pagamentos directos, mas também na introdução de ferramentas de gestão de risco no quadro de programas de desenvolvimento rural, bem como a criação de uma nova reserva, de gestão flexível, permitindo, em caso de dificuldades, lidar com as crises de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário