quarta-feira, 16 de abril de 2014

Açores querem «aproveitar e relançar» potencial da vinha

  15-04-2014 
 
O Governo dos Açores quer «aproveitar e relançar o potencial» vitivinícola das ilhas, disse o presidente do executivo, Vasco Cordeiro, revelando que há cerca de 1.400 hectares de vinha que podem ser recuperados.
 
«A genuinidade dos produtos açorianos é algo a que precisamos de aliar a inovação, a tecnologia, a experimentação e a qualidade. É isso que queremos fazer, desde logo, no setor da vinha e do vinho», disse Vasco Cordeiro.
 
O presidente do executivo regional falava em Santa Cruz da Graciosa, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de requalificação e ampliação do edifício da Adega e Cooperativa Agrícola da ilha Graciosa, onde considerou que os Açores têm «um potencial imenso por explorar e aproveitar» a nível de alguns produtos agrícolas. Além do vinho, citou a horticultura e a produção de frutas.
 
Neste contexto, sublinhou que o executivo quer «aproveitar e relançar o potencial da vinha» através de medidas que passam pela «recuperação de áreas», pela formação, por «novos campos de multiplicação», para que se disponibilize o material para as castas tradicionais dos Açores».
 
O objectivo é que este sector assuma «maior importância» no «desenvolvimento» dos Açores, afirmou, dizendo que as estimativas apontam para cerca de 1.400 hectares que ainda podem ser recuperados para a produção de vinho.
 
«É um potencial imenso que urge aproveitar, que pode ser transformado num factor de valorização da nossa agricultura e da nossa economia e que depende de nós, da capacidade que todos nós, açorianos, tivermos de o aproveitar, de o mobilizar, de o colocar ao serviço do desenvolvimento, da criação de riqueza e da criação de emprego», afirmou.
 
A obra da Adega e Cooperativa da Graciosa tem um prazo de conclusão de um ano e prevê um investimento de 1,14 milhões de euros, financiados em 75 por cento por fundos europeus.
 
O projecto prevê a construção de uma unidade de processamento hortofrutícola, para recepção, tratamento, embalamento, armazenagem e expedição de produtos. Será ainda criada uma unidade de processamento de mel e compotas e outra específica para a produção de alhos.
 
Por outro lado, mantém a unidade de vinificação, que já existe, mas que será remodelada, para se adequar às exigências atuais a nível higienossanitário.
 
Sobre este projecto, Vasco Cordeiro sublinhou que é «uma mensagem de esperança no futuro», mas «não pode ser entendido por ninguém como um ponto de chegada».
 
«Os objectivos deste investimento e do apoio do governo» são, reforçou, criar condições para o reforço da competitividade empresarial na ilha, para a criação de riqueza e para a criação de emprego.
 
O cumprimento destes objectivos, «a partir daqui, dependem mais» da direcção e dos associados da adega e cooperativa do que do Governo regional, sublinhou Vasco Cordeiro.
 
O Governo dos Açores iniciou ontem uma visita de dois dias à Graciosa, que cumpre o estatuto político-administrativo da região autónoma, que determina que o executivo tem de ir a todas as ilhas uma vez por ano, pelo menos, e reunir-se em conselho durante a estadia.
 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário