sexta-feira, 18 de abril de 2014

Miranda do Douro quer recuperar Posto Zootécnico abandonado pelo Estado


Lusa
17 Abr, 2014, 22:13

A Câmara de Miranda do Douro avançou com um processo de "reversão de propriedade" do Posto Zootécnico de Malhadas (PZM) junto da Direção Geral do Tesouro, após o abandono da unidade por parte do mistério da Agricultura.
"A autarquia cedeu ao ministério da Agricultura terrenos para a instalação do posto, tendo em vista o melhoramento e produção de animais de raça bovina mirandesa. Porém o Ministério da Agricultura abandonou as instalações, e estamos agora a exercer o direito de reversão da propriedade", disse hoje à Lusa o autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes.

A unidade zootécnica foi criada em 1913 e está instalada numa área com cerca de 50 hectares, dotada de estábulos, uma unidade logística constituída por dois edifícios, posto de recolha e análise de sémen, áreas de pastagem entre outros equipamentos.

"Estamos a aguardar que a todo o momento seja feita a escritura de reversão dos terrenos e dos imóveis para a autarquia, para depois podermos investir no melhoramento de todos o espaço e edifícios daquela unidade pecuária", acrescentou.

O PZM esteve sob a tutela do Ministério da Agricultura até 1993, tendo passado para a gestão de duas associações de produtores pecuários da região, que se mantém até hoje.

Após a conclusão da parte burocrática, a autarquia promete avançar com a revitalização do PZM, equipamento que foi ao longo de décadas "fundamental" para o apuramento de raças autóctones da região trasmontana.

Artur Nunes acrescentou ainda que a finalidade para que a unidade zootécnica foi criada tem-se vindo a perder ao longo dos tempos.

"Agora, a pretensão é transformar a unidade num centro de investigação na área da produção animal e manutenção das três raças autóctone existente no concelho ", adiantou.

O autarca disse que "o concelho é rico em raças autóctones como é caso da raça bovina mirandesa, ovinos de raça churra galega mirandesa, porcos bísaros ou burro mirandês".

"Para que o projeto tenha "sucesso", é importante criar parcerias com instituições como a Universidade de Trás -os - Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Bragança, entre outras", sustentou Artur Nunes.

"No fundo, a ideia passa por revitalizar o setor pecuário, como instrumento de combate à crise que está a afetar a agricultura na região e no país", acrescentou Artur Nunes.

Ao lado do PZM está instalado um centro de formação na área da agricultura, que a autarquia pretende "interligar" com esta unidade de investigação na área da agropecuária.

Os edifícios apresentam deficiências estruturais ao nível da instalação elétrica, água, ou condições de segurança.

O assunto volta a ribalta, numa altura em que os escritórios das duas associações que se encontram instaladas no Posto foram assaltadas e segundo a GNR foram levados dois cofres em ferro fundido estado no seu interior cerca de 1.500 euros em dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário