quarta-feira, 25 de junho de 2014

CARM vence «Ouro», «Prata» e «Bronze» no Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra

HOJE às 12:590
CARM vence «Ouro», «Prata» e «Bronze» no Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra

Depois de ter vencido sete medalhas de «Ouro» e uma de «Prata» a nível internacional, a Casa Agrícola Roboredo Madeira (CARM) acaba de ser distinguida a nível nacional com as medalhas de «Ouro», «Prata» e «Bronze» no Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra, que seleccionou os melhores azeites portugueses em três categorias distintas: Frutado Maduro, Frutado Verde Suave, e Frutado Verde Intenso.
O Azeite CARM Premium venceu o «Ouro» na categoria dos azeites com D.O./I.G.[1] e na categoria Azeite Frutado Verde. O Azeite CARM Grande Escolha venceu o «Bronze» na categoria dos azeites D.O./I.G. e «Prata» na categoria Azeite Frutado Verde Intenso. A Casa Agrícola Roboredo Madeira foi ainda distinguida com a medalha de «ouro» na categoria Azeite Modo de Produção Biológico.
 
Filipe Roboredo Madeira, administrador da CARM e responsável pela área dos azeites na empresa, falou com entusiasmo sobre os prémios deste concurso: «Os azeites CARM têm acumulado diversas distinções de relevo a nível internacional e estas distinções nacionais, relativa à produção de 2013, vêm cimentar a posição da CARM como um dos melhores produtores de azeite Português a nível nacional e internacional. Este é um reconhecimento que nos enche de orgulho e que nos faz continuar no caminho da qualidade do produto final, tendo em vista, sempre, toda a nossa filosofia de produção biológica e tradicional.»
 
Estiveram em prova 147 azeites portugueses, que foram avaliados em prova cega por 38 provadores de Portugal, Espanha, Brasil, e Chile. Os prémios – Medalha de Ouro, Prata e Bronze - foram divididos por categorias mas existe um prémio global - Medalha Prestígio - para o azeite mais pontuados do concurso.
O Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra decorreu no âmbito da Feira Nacional de Agricultura, e é resultado da organização conjunta do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo – CEPAAL, do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas e da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Toda a lista de medalhas e prémios em www.concursonacionaldeazeite.pt
 
A nível internacional, os azeites da Casa Agrícola Roboredo Madeira (CARM) foram premiados com sete medalhas «Ouro» e uma medalha de «Prata» nos mais prestigiados concursos da área dos azeites a nível internacional – Los Angeles Country Fair, Olive Japan 2014, Concurso Mário Solinas do Conselho Oleícola Internacional, New York Olive Oil Contest do New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) e por fim o BIOL Prize em Itália.

Sobre a CARM
Possuindo uma forte ligação à terra do Douro Superior, a CARM transforma, fundamentalmente, a matéria-prima das suas Quintas, (cerca de 125 h de vinhas, 220 h de olivais e 60 h de amendoais em regime de produção biológica), bem como a de uns poucos produtores seleccionados a quem presta assessoria técnica.  
Os azeites são produzidos e engarrafados no sofisticado lagar ecológico, onde a tecnologia se encontra com a tradição dos ancestrais moinhos de pedras. Todos os resíduos são reciclados por compostagem e reintroduzidos na natureza, melhorando a estrutura e fertilidade dos solos da exploração.
As uvas são vinificadas e o vinho estagiado e engarrafado na moderna adega, onde o mais moderno equipamento coexiste com a pisa em lagar. A CARM criou também uma gama «gourmet», além do vinagre e do mel biológico. Todos os produtos são comercializados directamente a partir da sede, em Almendra.
Toda a actividade da CARM tem como base a procura da mais alta qualidade, a paixão pela terra e o respeito pela natureza, já que a família Roboredo Madeira pratica, na sua exploração, agricultura biológica desde 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário