sábado, 28 de junho de 2014

Mais uma praga sem controlo


     
Sónia Balasteiro Sónia Balasteiro  | 28/06/2014 12:12:30 749 Visitas   
Mais uma praga sem controlo
Metade do eucaliptal existente no país, cerca de 400 mil hectares, está afectado pela praga do gorgulho do eucalipto, avança fonte oficial da Direcção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). 

Só nos eucaliptais da Altri Florestal, de um dos maiores grupos de produção de pasta de papel no país, estão afectados cerca de três mil e 500 hectares de plantações –  refere Ana Raquel Reis, directora de planeamento e desenvolvimento na área de sanidade florestal da empresa. Em causa está o insecto Gonipterus platensis – originário da Austrália, tal como a árvore de cujas folhas se alimenta. 

A luta contra a praga, para a qual se criou um plano nacional de acção, é difícil. "A capacidade de dispersão deste insecto é muito grande. Solta-se das árvores quando estas são abanadas e agarra-se firmemente aos locais onde pousa", explica a especialista, acrescentando: "Desfolhas moderadas reduzem a produtividade do povoamento em cerca de 20%. Desfolhas muito fortes e consecutivas, ao longo de anos, podem inviabilizar completamente a produção de madeira".

Os prejuízos costumam ser maiores em regiões de maior altitude, onde o gorgulho encontra condições ideais. Até agora, os produtores apenas podiam recorrer a insecticidas. Mas os agentes do sector, a Altri Florestal e o Raiz, do grupo Portucel (que não respondeu às questões do SOL), começaram recentemente a investigar um novo insecto: o Anaphes inexpectatus, uma espécie de vespa.

Uma vespa importada

Fonte ofical da DGAV explica que este é um "parasitoide" importado, parecido com outro utilizado na Europa nos anos 90 para o mesmo efeito – o Anaphes nitens. "Testes em laboratório revelaram um nicho semelhante", pelo que se antecipa o mesmo comportamento no campo, acrescenta a mesma fonte.

Mas a investigação da acção desta "pequena vespa que parasita os ovos da praga" está ainda no início, refere Ana Reis, da Altri. "Esta é uma via que ainda está a ser investigada", diz, explicando que a procura de parasitas mais resistentes a temperaturas baixas que o Anaphes nitens começou em 2009: "Encontrámos o tal Anaphes inexpectatus. Temos feito largadas desta pequena vespa e vamos acompanhando a sua instalação em campo, sob controlo e com acompanhamento oficial. Ainda é um trabalho muito precoce que, mesmo que funcione, ainda vai levar algum tempo a dar frutos".

"Ao parasitar os ovos de gorgulho do eucalipto, o insecto inviabiliza os embriões da praga e nascem mais parasitoides que irão parasitar mais ovos", explica ainda. Quanto aos efeitos para outras espécies nativas de Portugal, garante a especialista, o Anaphes inexpectatus é inofensivo: Este insecto "só parasita ovos de gorgulho pelo que é inócuo para a fauna nativa".

Domingos Patacho, especialista em florestas da Quercus, questiona contudo o facto de a DGAV não divulgar dados sobre a monitorização deste insecto exótico (o inexpectatus é originário da Austrália). "Os estudos sobre a espécie deveriam ser conhecidos", considera o especialista, questionando por que "o Instituto de Conservação da Natureza não esclarece quais os pareceres dados" e sublinhando que, até agora, esta vespa "ainda não tinha sido utilizada na Europa", desconhecendo-se por isso o seu impacto.


Sem comentários:

Enviar um comentário