terça-feira, 24 de junho de 2014

Redistribuição das ajudas da PAC nos diferentes países europeus

Junho 23
08:15
2014

Como noticiámos, Portugal já tomou as suas decisões sobre a distribuição da aplicação das verbas da nova Política Agrícola Comum.

Como neste momento os estados membros têm alguma flexibilidade na aplicação das verbas, tais como troca entre o primeiro pilar (ajudas directas) e segundo pilar (investimento), uniformização de pagamentos por hectare e ajudas ligadas, julgamos interessante ver a diferença de estratégias dos países europeus.

A Alemanha vai transferir 4,5% das verbas do primeiro pilar para o segundo pilar e irá majorar as ajudas aos primeiros hectares.

A Bélgica vai transferir 5% do primeiro pilar para o segundo pilar, mas só na Flandres, pois na Valônia mantêm-se as verbas.

O Reino Unido vai transferir 10,759% do primeiro para o segundo pilar, mas a distribuição não é uniforme, com 15% na Inglaterra e 0% na Irlanda do Norte.

A Letónia transfere 7,46% do primeiro para o segundo pilar.

Em sentido contrário, temos transferências do segundo para o primeiro pilar para a Polónia (25%), a Eslováquia (21,31%), a Hungria (15%) e a Croácia (15%).

A França vai transferir 3% do primeiro para o segundo pilar em 2015 e 3,3% nos anos seguintes e as ajudas ligadas vão receber 13% do montante global, sendo que 2% será exclusivo para as culturas proteicas.

A Irlanda e a Grécia vão plafonar as ajudas a 150.000 euros.

A Suécia vai tentar dar um prémio uniforme por hectare, enquanto a Espanha, a Irlanda, a Grécia e a Itália vão convergir as ajudas mais lentamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário