terça-feira, 24 de junho de 2014

CE: Quatro por cento de frutas e hortícolas importadas não passaram por testes de controlo


  23-06-2014 

 
A Comissão Europeia confirma que o sistema de controlos nas fronteias da União Europeia sobre as importações de frutas e hortícolas procedentes de países terceiros protege os consumidores de possíveis riscos de segurança dos alimentos.
 
Segundo a informação da Comissão Europeia (CE), para além dos controlos de «rotina» efectuados sobre as importações, alguns países estão sujeitos a uma fiscalização mais intensa devido ao risco associado aos mesmos.
 
O documento recolhe os resultados dos controlos realizados pelos países da União Europeia (UE) em 2013. No ano passado, mais de 100 mil envios foram sujeitos a revisões reforçadas depois de terem atingido as fronteiras da UE. Destes, em 11.808 foram colhidas amostras para análise de laboratório e 483, ou seja, 4,1 por cento, não estavam em conformidade com a legislação comunitária, os quais, em consequência, não entram no mercado da UE.
 
Alguns produtos alcançaram níveis de cumprimento satisfatórios e, por conseguinte, foram eliminados da lista de importações específicas para os controlos. A informação de Bruxelas é publicada no quadro do Regulamento (CE) nº669/2009, sobre uma intensificação dos controlos oficiais sobre as importações de alimentos e rações de origem animal.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário