segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Adega à venda por 6 milhões

09.11.2014  17:27
Imóvel inclui terreno e armazém com cubas de capacidade para 12 milhões de litros de vinho.
Por José Carlos Eusébio, Rui Pando Gomes
As instalações da Adega Cooperativa Única, em Lagoa, estão à venda por quase seis milhões de euros. A Única resultou da fusão das adegas de Lagoa e Lagos e vive uma grave situação financeira.

Segundo o anúncio de uma agência imobiliária, o terreno tem uma área de mais de 26 mil metros quadrados. No armazém da adega existem cubas com capacidade de armazenamento de 12 milhões de litros de vinho, uma destilaria e uma linha de engarrafamento semiautomática. Existe ainda uma cave para garrafeira e pipas.

O edifício, que data da década de 40 do século passado, é um dos símbolos de Lagoa. O presidente da câmara local, Francisco Martins, diz, no entanto, que não irá "hipotecar a câmara para comprar o imóvel". O autarca revelou que já houve reuniões com responsáveis da cooperativa em que a câmara manifestou disponibilidade para estabelecer um protocolo para a criação de um núcleo museológico do vinho.

A Única foi constituída em 2008. A nova cooperativa era vista como uma boia de salvação para as adegas de Lagoa e Lagos, que acumularam dívidas de cerca de 3,6 milhões de euros. Mas, passados seis anos, a situação financeira mantém-se aflitiva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário