segunda-feira, 10 de novembro de 2014

No setor da castanha há lugar para novos investidores

Publicado dia 07/11/2014
Joaquim Ferreira

Foto: Global Imagens/ Lisa Soares
A Associação Portuguesa da castanha defende que, devido à forte procura, o setor representa «uma janela de oportunidade na agricultura».
José Laranjo, o presidente da Associação Portuguesa da Castanha, sugere que o setor pode ser uma excelente solução para quem pretender apostar na agricultura.

Em declarações à TSF, José Laranjo lembra que a procura é muito elevada não só em Portugal, mas também em vários países europeus. O presidente da Associação diz que «há falta de produto. Há lugar para novos investidores». Acrescenta que a «fileira tem uma rentabilidade muito interessante».

Este ano, a falta de castanha é um problema ainda mais grave. A quebra na produção «anda perto dos 50%». José Laranjo justifica essa quebra com as condições climatéricas, «este ano quase não tivemos verão». Para além disso, um fungo chamado septoriose do castanheiro destruiu uma parte significativa da produção de castanha.

A oferta não é suficiente para satisfazer a procura e por isso , segundo José Laranjo, o preço «atingiu valorizações nos produtores superiores de 50% em relação ao preço da castanha num ano normal».

Sem comentários:

Enviar um comentário