sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Contra as previsões, o preço do trigo dispara

Novembro 13
13:46
2014

Nada fazia prever, há dois meses atrás, que o trigo iria ter uma subida tão significativa de preços. Com uma boa produção mundial e uma subida considerável dos stocks mundiais, as previsões eram muito mais pessimistas que optimistas.

A realidade é que o preço do trigo tem subido consideravelmente, tanto no mercado americano como europeu.

Os factores que estão a condicionar o mercado prendem-se com, por exemplo, as previsões meteorológicas para os Estados Unidos, que apontam para um Inverno extremamente rigoroso, prevendo-se, para já, temperaturas negativas no Colorado e no Nebrasca. Esta situação pode pôr em causa o bom desenvolvimento das plantas, que ainda estão num estado vegetativo bastante débil.

A tensão na Ucrânia está, também, a pesar muito, com a grande movimentação de tropas russas ao longo da fronteira. Um conflito armado pode levar a uma perturbação considerável nas exportações.

A tensão existente tem levado a uma desvalorização constante do rublo e da grivna e leva a que os agricultores tenham cada vez mais dificuldade em ter acesso aos factores de produção importados, pelo que as produtividades das culturas podem ter um forte efeito negativo.

Apesar das áreas semeadas na Europa serem semelhantes ao ano passado, não é expectável uma produção do mesmo nível este ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário