quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Grandes diferenças do custo da mão-de-obra entre os países europeus

Novembro 10
13:25
2014
Um estudo realizado por um grupo de empregadores das organizações profissionais agrícolas vem mostrar que há uma grande diferença do custo da mão-de-obra na Europa. Outro dado muito interessante é que cinco em cada seis explorações não têm qualquer assalariado.

É curioso, também, verificar que é em Portugal, na Polónia, na Áustria, na Irlanda e na Bélgica, que existem mais explorações sem assalariados, ou seja, são necessárias 10 explorações para encontrar uma com trabalhadores assalariados. Em sentido inverso, em França e na Espanha, cerca de 30% das explorações têm assalariados.

Em termo dos custos da mão-de-obra de trabalho, este estudo mostra que vai desde os 3,32 euros por hora na Polónia, aos 23,77 euros por hora na Suécia. Portugal é o país com a terceira mão-de-obra mais barata, 4,35 euros por hora, sendo que na vizinha Espanha, este valor sobe para 11,22 euros e em França, 16,61 euros.

O essencial do trabalho (78%) é feito pelo proprietário das explorações e pelos seus familiares, sendo que apenas 8% da mão-de-obra é ocupada por trabalhadores sazonais.

Está a crescer a importância das empresas de contratação de trabalho e prestação de serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário