quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Tradição de provar o vinho novo cumpriu-se em São Martinho

11-11-2014 
  
A tradição cumpriu-se hoje, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, onde a população foi à adega buscar o vinho oferecido e o transportou numa carroça puxada por bois para dar a provar a nova colheita.

A tradição perde-se na memória das gentes locais que, em São Martinho de Anta, fazem questão de comemorar o Dia de São Martinho com muito vinho, castanhas, febras e sardinhas.

A chuva e o tempo frio não assustaram a população e os visitantes que começaram a festa logo pelas 06:00 horas com uma arruada de bombos. Depois juntou-se a Banda de Música de Sabrosa e foram buscar o vinho novo à adega.

«O vinho está muito bom», afirmou à agência Lusa Sérgio Santos, que garantiu que já há vários anos que não perde esta festa. A nova colheita é oferecida pela Cálem, instalada nesta freguesia, e é transportada num pipo de 550 litros, que é colocado numa carroça puxada por uma junta de bois. Depois a pipa é instalada no centro da vila e quem quer serve-se.

«Esta é a festa mais bonita e que não pode faltar em São Martinho», salientou São Barrias, que integra a comissão de festas que, este ano, é constituída só por mulheres. A esta festa tradicional juntam-se muitos emigrantes que regressam por esta altura à terra natal de propósito para o São Martinho.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário