quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bom fornecimento mundial de cereais devido a colheita recorde de 2014

08-04-2015 
  
A estimativa para a produção de cereais para 2014 aumentou para 2.544 milhões de toneladas, principalmente devido a uma colheita de milho maior que o previsto na União Europeia, segundo a última Nota Informativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação sobre a oferta e a procura de cereais. Caso se confirme este dado, a produção mundial de cereais em 2014 supera o recorde de 2013 em um por cento.
 
Em relação à campanha de 2015, espera-se que a produção mundial de trigo alcance as 722 milhões de toneladas, cerca de um por cento abaixo da actual estimativa para 2014, devido à redução das culturas na União Europeia (UE). Simultaneamente, espera-se que a China, Índia e o Paquistão tenham uma colheita perto dos níveis recorde de 2014, enquanto prevê-se uma diminuição da produção na Federação da Rússia e da Ucrânia.
 
Para os cereais secundários, está prestes a começar a plantação no hemisfério norte. Assim, os primeiros indícios no hemisfério sul, onde as culturas estão mais avançadas, aponta-se para uma redução da produção de 2015 frente aos níveis elevados do ano passado. Em particular, estima-se uma notável queda da produção de milho na África do Sul, de cerca de 33 por cento, após o grave défice de chuva que se fez sentir no início deste ano.
 
As perspectivas para a produção de arroz para 2014 são, em geral, positivas nos países do hemisfério sul, com importantes aumentos previstos na Indonésia e no Sri Lanka, na Ásia, Colômbia e no Paraguai, na América do Sul. Na Austrália, prevê-se oficialmente que a produção reduza 18 por cento, o que reflete uma persistente escassez de água para irrigação.
 
O prognóstico da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para a utilização mundial de cereais em 2014/2015 aumentou cerca de 17 milhões de toneladas em relação a Março, o qual deve-se, em grande parte, às revisões retrospectivas nas China e na Índia.
 
Quanto às existências a nível global de cereais no final das campanhas agrícolas que terminam em 2015, foram revistas igualmente em alta desde a informação do mês passado, situando-se em 645 milhões de toneladas. Este crescimento deve-se, sobretudo, às revisões em alta para os stocks de trigo e milho na China.
 
Tendo como base as actuais previsões de existências e uso de cereais, espera-se que o coeficiente existências-utilização chegue a 25,9 por cento em 2014/2015, o seu valor mais alto desde 2001/2002.
  
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário