terça-feira, 7 de abril de 2015

Javalis podem ser portadores da doença de Lyme


por Ana Rita Costa
7 de Abril - 2015
 
Um grupo de investigadores portugueses revelou esta semana que os javalis presentes no território nacional podem ser potenciais reservatórios da doença de Lyme, uma vez que são portadores de bactérias como a Borrelia, que transmite a patologia.

"Nos últimos 20 anos foram detetados mais de 360 mil casos de Borreliose Lyme na Europa, segundo dados da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças", explicam os cientistas em comunicado.

Os investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), na Universidade de Trás-os-Montes, e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), da Universidade Nova de Lisboa, analisaram um total de 90 javalis, três dos quais revelaram a presença da bactéria que causa a doença de Lyme, patologia que afeta o sistema nervoso central com sintomas semelhantes aos da esclerose múltipla.

A bactéria é transmitida entre animais através da mordida das carraças, que habitualmente encontram um bom hospedeiro nos javalis e outros animais silvestres.

Sem comentários:

Enviar um comentário