sexta-feira, 10 de abril de 2015

Lembra-se de Juha Kankkunen a acelerar nos ralis? Acabou de bater o recorde de velocidade… num tractor


     
Emanuel Costa Emanuel Costa | 09/04/2015 18:08:11 989 Visitas   

O teste aconteceu junto a Sodankylä – no Norte da Finlânida, já perto do Círculo Polar Ártico. 
DR
Lembra-se de Juha Kankkunen a acelerar nos ralis? Acabou de bater o recorde de velocidade… num tractor
Juha Kankkunen foi um dos pilotos de ralis de maior sucesso nos anos 80 e 90, com quatro campeonatos mundiais conquistados. Deixou de competir, mas continua apaixonado pelas corridas e até bateu recentemente um recorde de velocidade: 130 km/h. Acha pouco? Foi num tractor.

O piloto da Finlândia – nação que já fez nascer vários campeões de ralis e de Fórmula 1 – foi convidado por duas empresas do mesmo país para tentar quebrar o recorde de velocidade num tractor. A Valtra, especializada em tractores adaptados para florestas e climas frios, forneceu o veículo; e a Nokian disponibilizou os pneus, preparados também para rodar bem em pisos gelados.

O teste aconteceu junto a Sodankylä – no Norte da Finlânida, já perto do Círculo Polar Ártico – a 9 de Fevereiro, mas só esta semana foi divulgado o feito, confirmado pelo Guinness. Foi usado um Valtra T234, com 250 cavalos de potência, que não teve quaisquer modificações técnicas, tendo apenas sido reconfigurada a gestão electrónica do motor para permitir melhores prestações.

Depois de um primeiro dia em que o tractor não chegou aos 120 km/h, decidiram 'aumentar' a pista para 2.300 metros. Basicamente, uma máquina andou a retirar neve e alisar o piso. Foi então atingida a velocidade de 130,165 km/h, um recorde mundial.



Parece pouco, mas num tractor a circular em cima de neve compacta, Kankkunen faz lembrar os seus tempos de ralis em que voava pelas estradas e florestas ao volante de um Lancia ou de um Toyota. O piloto de 56 anos foi campeão mundial de ralis em 1986 ao volante de um Peugeot 205 Turbo. No ano seguinte voltou a vencer com um Lancia Delta Integrale, o mesmo carro lhe deu a vitória também em 1991. Dois anos depois voltou a vencer o Campeonato Mundial, desta feita aos comandos de um Toyota Celica Turbo.



Sem comentários:

Enviar um comentário