sexta-feira, 10 de abril de 2015

Produtores da UE pedem medidas de protecção contra mancha negra

 09-04-2015 

 
O COPA-COGECA, que representa produtores se cooperativas da União Europeia, revelou preocupação perante o início da campanha citrícola na África do Sul e risco da entrada da doença da mancha negra na União Europeia.

Em 2013 e 2014 forma interceptados 35 e 28 lotes, respectivamente, afectados pela doença procedente da África d Sul. O COPA-COGECA enviou uma carta à Comissão Europeia na qual pede que tenha em conta a recomendação da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA), a qual assinalou que não de pode subestimar o alto risco de propagação da doença da mancha negra na Europa através de importações da África do Sul.

O COPA-COGECA solicita que se reforcem medidas da Decisão de dois de Julho de 2014, para estabelecer maiores controlos fitossanitários nos Portos de entrada, em especial onde entra o maior volume de importação, como a Holanda e o Reino Unido. Para além disso, pedem ainda que a norma comunitária deveria permitir que à União Europeia decidir automaticamente fechar as suas fronteiras às importações como medida de precaução, perante um alto risco.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário