sexta-feira, 10 de abril de 2015

CE quer propor que cada país decida a autorização de importação de OGM

09-04-2015 
 

A Comissão tem vindo a trabalhar numa proposta para que cada Estado-membro possa decidir se permite ou não no seu território a importação de organismos geneticamente modificados para utilização na alimentação humana e animal.

Está previsto que esta proposta seja apresentada aos comissários no próximo dia 15 de Abril. Com a mesma, a Comissão acredita que se pode solucionar as autorizações de organismos geneticamente modificados (OGM). Actualmente, as autorizações de comercialização de 19 OGM estão bloqueadas, das quais 17 são para alimentação e suas de flores.

Representantes da cadeia alimentar humana e animal pediram ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que rejeite esta proposta de renacionalização de OGM, que vai contra o mercado único e pode gerar muitas distorções na concorrência, para além de prejudicar o investimento e a criação de emprego.

A solicitação foi feita por parte de produtores e cooperativas agrícolas, (COPA-COGECA), fabricantes de rações, (FEFAC), comerciantes de cereais (COCERAL), indústria de oleaginosas e proteaginosas (FEDIOL), comerciantes de animas e carnes (UECBV) e bioindústrias (EuropaBio), entre outros.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário