sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vinhos verdes apoiam plano anunciado pela CE que acaba com regime de direitos de plantação

Aumento da produção como resposta ao crescimento da procura
 
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) apoia o plano apresentado hoje pela Comissão Europeia referente ao aumento da produção vinícola e que acaba com o regime dos direitos de plantação.
 
O novo regime de autorizações para a plantação de vinhas, entra em vigor a 1 de Janeiro de 2016 e prolonga-se até 2020 e tem como objectivo responder à crescente procura por parte dos consumidores e ao aumento da concorrência de outros mercados produtores de vinhos.
 
Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV, afirma que "é com grande expectativa que assistimos a esta revisão da legislação, uma vez que a Região dos Vinhos Verdes está a trabalhar com stocks esgotados e é urgente captar novos investimentos em novas vinhas para que a produção mantenha o favorável crescimento e os Vinhos Verdes reforcem a expansão em mercados externos - que é notável", refere.
 
Fruto dos aumentos de vendas que tem registado, com especial destaque para a exportação, a Região dos Vinhos Verdes fechou o ano de 2014 com um recorde de 22 milhões de litros colocados em mais de 110 países, sem incluir o mercado nacional – que absorve cerca de metade da produção. Os stocks historicamente baixos anunciam uma previsão de ruptura antes da próxima vindima, o que reforça "a importância de os produtores de Vinho Verde poderem aumentar a sua área de vinha através das distribuições anuais de licenças de plantação que ocorrerão a partir de 2016", acrescenta Manuel Pinheiro.
 
O Conselho Geral da CVRVV - órgão que reúne produtores e comerciantes – aprovou ontem, 8 de Abril, por unanimidade, um documento enviado hoje ao Ministério da Agricultura e do Mar no sentido de que não se apliquem ao Vinho Verde quaisquer limites na atribuição de novas licenças, para assegurar que a Região tem condições de captar o máximo investimento possível para o plantio de novas vinhas.
 
Em comunicado publicado hoje no Jornal Oficial da União Europeia é dada a conhecer a directriz que indica que "os Estados-membros devem conceder anualmente autorizações de novas plantações correspondentes a 1% da superfície total efetivamente plantada com vinhas nos respetivos territórios, embora possam fixar limites inferiores, o que deve ser solidamente fundamentado".

fonte: CVRVV

Sem comentários:

Enviar um comentário