segunda-feira, 6 de abril de 2015

Seminário dá a conhecer efeitos do gorgulho do eucalipto



 06 Abril 2015, segunda-feira  Agroflorestal
gorgulho do eucalipto

A 16 de abril, a loja interativa de turismo de Arouca, acolhe um seminário intitulado "Gorgulho do eucalipto - Gonipterus platensis".
Os impactos, a prevenção e o controlo do gorgulho do eucalipto, as boas práticas e resultados do controlo mas também o papel dos proprietários no controlo da praga são algumas das temáticas em discussão.
Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o gorgulho do eucalipto (Gonipterus platensis) é um inseto desfolhador, com presença nos cinco continentes.
Os trabalhos da sessão têm início às 9h30, e terminarão com uma visita a um povoamento afetado para demonstração de ações de tratamento.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória até 10 de abril.
Originário da Austrália, este inseto alimenta-se das folhas de qualquer espécie do género Eucalyptus, tendo preferência por determinadas espécies, como é o caso do Eucalyptus globulus.
Da sua ação podem resultar grandes perdas de produtividade, podendo mesmo, em casos mais graves, ocorrer uma destruição total do povoamento.
Em Portugal, este inseto é considerado uma praga, tendo sido detetado pela primeira vez em 1995, no norte do país.
Acompanha a distribuição desta espécie, tendo os ataques mais intensos registados ocorrido nas zonas de montanha (acima dos 400-500 m de altitude), nas regiões Norte e Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário