quarta-feira, 8 de abril de 2015

Portugal pede medidas de emergência para travar ameaça de bactéria

Portugal pede medidas de emergência para travar ameaça de bactéria 
Bactéria que já destruiu milhares de oliveiras em Itália e ameaça plantações em Portugal, Espanha, Grécia e França também ataca vinhas e citrinos. Ainda não há tratamento para travar a 'Xylella fastidiosa'.
Comissão Europeia prevê aplicar medidas mais restritas para fazer face ao surto da bactéria 'Xylella fastidiosa', que já destruiu milhares de oliveiras na região de Apúlia, no Sul de Itália, foi hoje anunciado.
O comité fitossanitário da Comissão Europeia volta a reunir-se nos próximos dias 27 e 28, adiantou hoje o porta-voz do executivo comunitário para a Saúde, Enrico Brivio, devendo ser, então, decididas medidas para combater a bactéria, nomeadamente o abate de oliveiras.
A França - que com Portugal e Espanha defende medidas de emergência - impôs restrições à importação de plantas vivas da Apúlia.
Brivio sublinhou que um Estado-membro pode decidir medidas temporárias enquanto se aguarda decisão de Bruxelas, lembrando ainda que o surto está confinado à provincia de Lecce, na Apúlia.
Além das oliveiras, a 'xylella fastidiosa' também ataca vinhas e citrinos e, para já, ainda não foi encontrado tratamento.
Espanha e Itália são os países que mais azeite produzem na União Europeia, numa lista que inclui França, Portugal e Grécia como outros importantes produtores.

1 comentário:

Anónimo disse...

3 culturas com elevadissima importância para Portugal: vinha, oliveira, agrumes; esta na hora de Portugal deixar de ser um aluno bem comportado da União Europeia e passar a ser o mais esperto da turma

Enviar um comentário