sexta-feira, 10 de abril de 2015

Operação da GNR “Colmeias Seguras” para prevenir furtos no distrito de Bragança

9/4/2015, 20:40

A GNR de Bragança tem em curso no distrito a operação Colmeias Seguras para prevenir furtos que já causaram quase 13 mil euros de prejuízos desde o início do ano.


PAULO NOVAIS/LUSA

A GNR de Bragança tem em curso no distrito a operação Colmeias Seguras para prevenir furtos que já causaram quase 13 mil euros de prejuízos desde o início do ano.

Os militares da guarda vão, durante o mês de abril, passar com frequências junto aos apiários e realizar ações de sensibilização junto dos apicultores para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de furtos, como adiantou à Lusa, Paulo Azevedo das Relações Públicas do Comando Distrital da GNR.

À Guarda já foram feitas, desde janeiro, seis participações de furtos em apiários, de onde desapareceram um total de cerca de 74 colmeias com um prejuízo de valor aproximado dos 12.700 euros, segundo dados avançados à Lusa.

A GNR escolheu o mês de abril para esta operação porque, segundo Paulo Azevedo, "quase todos os anos, nesta altura, se regista um número elevado de furtos em apiários".

A operação Colmeias Seguras decorre em todo distrito de Bragança e visa "a prevenção e deteção de furtos de colmeias/enxames e identificar novas situações", além de ações junto dos apicultores.

"É extremamente importante" esta ação, na opinião de José Domingos Cordeiro, presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel da terra Quente e Frutos Secos.

É nesta zona do distrito de Bragança onde o furto de colmeias tem tido mais incidência, a tal ponto que os apicultores decidiram tomar medidas.

Há três anos que os apicultores fazem vigias à noite desde que começa a atividade nas colmeias, a partir do mês de fevereiro.

Segundo contou à Lusa, este ano estão também no terreno "uma vintena" de apicultores nos concelhos de Vila Flor, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, todos da chamada da Terra Quente Transmontana.

José Domingos Carneiro garantiu à Lusa que desde que começaram com estas vigias noturnas os furtos abrandaram na zona, mas, segundo disse, "vão-se deslocando".

Nunca foram apanhados suspeitos deste tipo de furto na região.

O presidente da cooperativa elogiou a iniciativa da GNR e realçou que já anteriormente tem "vindo a prestar algum apoio", nomeadamente com o patrulhamento nas estradas próximas dos apiários.

O apicultor Helder Correia contou à Lusa que já foi vítima deste s furtos. No ano passado ficou sem 22 colmeias.

A apicultura é uma atividade complementar da família que tem 300 colmeias em apiários espalhados por Mirandela, Bragança e Vinhais.

Este apicultor acredita que a operação da GNR "pode realmente ajudar a prevenir" os furtos e quem trabalha nesta atividade com as ações de sensibilização para a segurança previstas.

"A gente, às vezes, pensa que estamos a fazer as coisas bem e podemos não estar", considerou.

Sem comentários:

Enviar um comentário