Os consumidores em todo o mundo estão a adoptar cada vez mais
comportamentos condicionados pela defesa do ambiente, reciclando e
optando por comprar produtos ambientalmente sustentáveis para os seus
lares, revela o mais recente estudo da Tetra Pak.
O inquérito "Pesquisa Ambiental 2011" promovido pela Tetra Pak revela
um aumento constante de cinco tipos de comportamentos pró-ambientais
por parte de consumidores em mercados estratégicos - Brasil, China,
França, Alemanha e Estados Unidos - monitorizados desde 2005. Estes
comportamentos incluem a separação das embalagens alimentares para
efeitos de reciclagem e evitar o consumo de determinados produtos por
razões ambientais.
O estudo destaca um aumento crescente na procura de produtos "verdes"
com 70% dos inquiridos a declararem que adoptaram esse comportamento
nos últimos 12 meses, comparando com menos de 40% que afirmavam
adoptar esse comportamento em 2005. O número de consumidores que, nas
lojas, se recusam a aceitar determinado tipo de embalagens por motivos
ambientais também aumentou, passando dos 30% registados em 2005 para
mais de 50% em 2011.
Seleccionar e separar embalagens alimentares para reciclagem foi a
actividade "verde" mais adoptada pelos inquiridos, aumentando desde
menos de 70% entre os inquiridos em 2007 para quase 90% em 2011. A
Tetra Pak realiza este inquérito de dois em dois anos com quatro dos
cinco comportamentos em análise a serem monitorizados desde 2005. O
quinto comportamento - a reciclagem feita pelos consumidores - foi
medido pela primeira vez em 2007.
O estudo de 2011 da Tetra Pak, que envolveu 6 600 consumidores e mais
de 200 influenciadores da indústria alimentar inquiridos em 10 países,
também destaca que as embalagens recicláveis são um factor
determinante na preferência dos consumidores no momento da compra de
alimentos e de bebidas. Em 2011, os países inquiridos foram os Estados
Unidos, China, Japão, Índia, Brasil, Rússia, Turquia, França, Alemanha
e Reino Unido.
Cerca de 88% dos consumidores nestes 10 países expressaram uma forte
preferência por produtos em embalagens recicláveis. Cerca de 77%
afirmaram que a decisão de comprar determinados produtos em detrimento
de outros se deve ao facto de estarem embalados de forma mais
sustentável para o ambiente.
"Desde 2005, temos observado em todo o mundo uma grande mudança no
comportamento do consumidor, que é cada vez mais condicionado pelas
preocupações ambientais. A maioria dos consumidores inquiridos é já
pró-activo na defesa do ambiente e isso reflecte-se nos produtos que
compram e na embalagem que escolhem", refere Dennis Jönsson,
Presidente e CEO da Tetra Pak.
"A embalagem com um forte perfil ambiental é claramente algo que os
consumidores querem ter e não algo que é meramente agradável ter",
refere Dennis.
Sendo o impacte ambiental uma crescente influência para os
consumidores e para os produtos que eles preferem, o estudo destaca
ainda o valor acrescentado pelos produtores alimentares, pelos
distribuidores e pela indústria da embalagem ao desenvolverem novas
soluções de embalagem mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Cerca de 83% dos produtores alimentares e dos distribuidores
inquiridos referiram que têm em conta o impacte ambiental no momento
de escolherem as soluções de embalagem para os seus produtos.
O interesse pelos temas ambientais também aumentou, com os
consumidores a garantirem que estão bem informados sobre esta matéria.
Cerca de 60% dos consumidores inquiridos referem que compreendem o
significado de expressões ambientais complexas como "pegada de
carbono".
O estudo revela também que os consumidores procuram produtos que lhes
ofereçam informação sobre a respectiva pegada ambiental. Cerca de
metade dos consumidores inquiridos referem que a falta de informação
sobre o perfil ambiental dos produtos é um factor que condiciona o seu
comportamento de consumo e que os símbolos de informação ambiental
impressos nas embalagens são muito úteis para se perceber o impacte
ambiental das embalagens de produtos alimentares.
Refere Dennis : "Estas conclusões sublinham a necessidade dos
produtores alimentares, dos retalhistas e das empresas de embalagens
desenvolverem produtos mais "verdes" e permitirem que os consumidores
façam escolhas mais informadas e ambientalmente mais sustentáveis".
O inquérito aos consumidores e aos influenciadores da indústria
demonstra também que os consumidores desejam fazer escolhas mais
"verdes" mas sem comprometerem o custo e a qualidade.
A conveniência é o primeiro factor a ser tido em conta pelo consumidor
no momento da escolha do tipo de embalagem para compra e leite e de
sumos. O impacte ambiental da embalagem e a sua reciclabilidade são
considerados o quarto critério mais importante, em 11 possíveis, logo
atrás da conveniência, das características do produto e do volume.
A grande maioria dos consumidores inquiridos - cerca de 78% - alega
que está motivada ou muito motivada para comprar alimentos e bebidas
em embalagens "verdes" se estes tiverem o mesmo preço que os produtos
tradicionais.
Cerca de 28% dos consumidores garantem que comprariam produtos com
embalagens menos agressivas para o ambiente mesmo que os produtos
fossem mais caros.
Este estudo foi desenvolvido pela Euromonitor International para a
Tetra Pak entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011. A Tetra Pak
utiliza a informação resultante deste inquérito para ajudar a definir
a sua estratégia, a inovação e o desenvolvimento de novos produtos.
A Tetra Pak tem aumentado progressivamente os esforços para reduzir a
sua pegada ambiental ao mesmo tempo que responde às exigências dos
consumidores no sentido de disponibilizar soluções de embalagens
seguras, sustentáveis, económicas e convenientes. A empresa
comprometeu-se a reduzir as suas emissões de carbono para os níveis de
2010 até 2020 e pretende duplicar o volume global de reciclagem das
suas embalagens usadas até ao final da década.
O estudo realizado mostra ainda que, na maioria dos países, o cartão é
considerado a melhor solução de embalagem ambientalmente sustentável.
As embalagens de cartão são vistas como sendo menos danosas para o
ambiente por 62% dos consumidores inquiridos, seguidas das embalagens
de vidro por 52% dos consumidores, das latas por 32% e do plástico por
18%.
Fonte: Grupo GCI
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/09/15a.htm
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