sexta-feira, 22 de março de 2013

Licenciada plantação industrial de papoila no Alqueva para produção de morfina


LUSA 21/03/2013 - 17:02
A produção vai ser adquirida pela fábrica Macfarlan Smith, na Escócia, onde serão extraídos os alcalóides opiáceos para a produção da morfina.

A plantação industrial de papoila para a produção de morfina na zona do Alqueva, Alentejo, foi licenciada pelas autoridades portuguesas e deverá abranger mais de 6000 hectares, revelou fonte do Infarmed.

Em causa estão milhares de hectares de terra na zona do Alqueva, onde serão produzidas papoilas para posterior extracção dos alcalóides opiáceos que existem na flor e que são utilizados para a produção de morfina, usada para fins medicinais.

O licenciamento desta produção industrial coube à autoridade que regula o sector do medicamento (Infarmed), segundo confirmou à Lusa este organismo do Ministério da Saúde.

Esta produção vai ser adquirida pela fábrica Macfarlan Smith, em cujas instalações, na Escócia, serão extraídos os alcalóides opiáceos para a produção da morfina.

A produção industrial segue-se a várias experiências na zona, que terão correspondido às expectativas.

No final do ano passado, Portugal recebeu a visita do órgão de controlo dos estupefacientes das Nações Unidas, que visam evitar que a produção deste produto não seja desviada para outros fins.

João Goulão, presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), disse à agência Lusa que acompanhou a visita, durante a qual foi garantido que "Portugal tem condições de segurança que garanta que a produção será utilizada para fins medicinais".

"Mostrámos que tínhamos condições de segurança para evitar que as papoilas vão para outros fins", disse João Goulão, que tem conhecimento do recente licenciamento da produção industrial por parte do Infarmed.

http://www.publico.pt/economia/noticia/licenciada-plantacao-industrial-de-papoila-no-alqueva-para-producao-de-morfina-1588645

Sem comentários:

Enviar um comentário