terça-feira, 29 de setembro de 2015

FAO: Metas globais de 2030 colocam fome e agricultura no centro da política mundial

28-09-2015 
 

 
A segurança alimentar, a nutrição e a agricultura sustentável são fundamentais para alcançar o conjunto dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) em 2030, declarou o Director Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, José Graziano da Silva, aos líderes mundiais num discurso perante a ONU.

Na sua intervenção na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015, Graziano da Silva, assinalou que foi dada uma tarefa enorme, que começa com «o compromisso histórico de não apenas erradicar a pobreza, a fome e subnutrição, de forma sustentável, porque quando falamos de um mundo sustentável não podemos deixar nada para trás».

Catorze dos 17 novos ODSs adoptados pela Cimeira está relacionados com a missão história da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), disse o Director Geral. O segundo objectivo, que é «acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar, uma melhor nutrição e promover a agricultura sustentável», deve ser prosseguido com urgência já que rápido progresso nessa frente é a chave para os outros objectivos, acrescentou.

Os ODSs continuam a ampliar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que foram estabelecidos em 2001 e que este a meta de redução de fome implicou mais de metade dos países monitorizados pela FAO. Porém, cerca de 800 milhões de pessoas ainda sofrem de subnutrição crónica.

Grande parte da população mais pobre e com problemas de fome vivem nas zonas rurais e melhorar a sua qualidade de vida é o principal desafio, disse Graziano da Silva, o que requer promover o crescimento e investimentos responsáveis que respondam às suas necessidades.

«Necessitamos de construir sistemas agrícolas e alimentares mais sustentáveis e com maior capacidade de resposta às alterações climáticas», disse Graziano, acrescentando que investir na agricultura ambientalmente sustentável não será suficiente por si mesmo, requerendo também sistemas de protecção social bem projectados.

O responsável lembrou ainda que nos próximos 15 anos são urgentes investimentos adicionais de 160 dólares ao ano por pessoa em situação de pobreza extrema, de forma a acabar com a fome, concluindo que isto representa «menos de metade do rendimento mundial de 2014 e é apenas uma pequena fracção do custo que a fome e subnutrição impõem às economias, sociedades e pessoas.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário