quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Portugal é um país com «elevadíssima» segurança alimentar

30-09-2015 
 

 
O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar garantiu hoje que Portugal tem «elevadíssima segurança alimentar» e sublinhou que «o consumidor não tem de estar preocupado» mesmo depois dos casos de botulismo alimentar detectados este mês.

«Portugal é um país de elevadíssima segurança alimentar», afirmou Nuno Brito, recusando que se estabeleça «confusão» entre a empresa associada aos casos de botulismo detetados este mês ("Origem Transmontana") com a região de Trás-os-Montes. «Não confundamos uma empresa com uma região», apelou.

O governante, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à empresa Minho Fumeiro, em Ponte de Lima, realçou ainda: «Essa marca está suspensa de laborar. Os belíssimos produtos do fumeiro transmontano são seguros, podem ser consumidos, e seguramente também são, não só uma boa imagem de Portugal mas também para as exportações portuguesas já que têm um peso extraordinariamente significativo no sector agro-alimentar».

Nuno Brito adiantou que a «segurança alimentar é dos maiores critérios, a nível nacional, e o consumidor não tem que estar preocupado». A fiscalização, sublinhou, «é corrente e recorrente no sector, existe normalmente e por isso é que foi detectado um problema deste género».

Questionado sobre uma possível quebra no consumo por causa deste caso, o secretário de Estado afirmou que «se o Governo fizer bem a informação, e a comunicação social fizer bem o seu trabalho, isso não deverá ocorrer».

O governante diz que, neste caso, «tudo foi bem feito», desde «a detecção, do ponto de vista da saúde, à intervenção das entidades competentes e o alerta aos consumidores». De acordo com dados avançados por Nuno Brito, o valor das exportações do sector do fumeiro ronda os 320 milhões de euros.

Um comunicado conjunto da Direcção-Geral da Saúde, Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge dava conta, no sábado, de que foram detectados este mês três casos de botulismo alimentar.

A origem destes casos de doença foi associada à ingestão de produtos alimentares fumados (alheiras), comercializados com a marca "Origem Transmontana" e, após investigação, as autoridades decidiram retirar de imediato do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca "Origem Transmontana".

Na nota de imprensa explica-se que o botulismo alimentar é uma doença grave, de evolução aguda, com sintomas digestivos e neurológicos, resultante da ingestão de diversos tipos de alimentos, contendo toxinas formadas pelo 'Clostridium botulinum' no próprio alimento.

A empresa em causa foi criada para comercializar «o que de melhor se produz na região», desde fumeiro, compotas, queijos, comprados a produtores ou de produção própria e vendidos com a marca "Origem Transmontana".

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário