quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Governo reconhece Viniportugal como organização interprofissional da fileira vitivinícola

30-09-2015 
 

 
O Governo formaliza esta quarta-feira o reconhecimento da Viniportugal como organização interprofissional, o que para o presidente da instituição representa uma «consagração» enquanto «organização de cúpula» da fileira vitivinícola e abre novas perspectivas de desenvolvimento futuro.

«O que se ganha é, antes de mais, um reconhecimento da organização que, por ser muito representativa do sector, e essa representatividade lê-se pelo número de agentes económicos, pelos volumes de produção e pelos volumes de comercialização, pode ser reconhecida como organização interprofissional da fileira», afirmou o presidente da Viniportugal em declarações à agência Lusa.

Segundo Jorge Monteiro, este reconhecimento, efectuado ao abrigo da regulamentação comunitária, traduz uma «consolidação» da actividade da Viniportugal e abre, no futuro, «um potencial de reforço da sua posição no contexto da promoção internacional dos vinhos portugueses».

«Os interprofissionais são vistos, muitas vezes, pelos governos como forma de transferir funções que estão na parte pública para organismos de natureza privada. É um reconhecimento e uma consagração, mas há também aqui um potencial de desenvolvimento futuro das competências da Viniportugal», sustentou.

Salientando que a aposta na promoção dos vinhos portugueses «deverá continuar a ser o objectivo fundamental» da organização, Jorge Monteiro considera que esta poderá «cada vez trabalhar mais no domínio da recolha de informação, nomeadamente da informação de mercado», e, eventualmente, «vir a explorar outros domínios de especialidade», como a «formação orientada para a internacionalização, a assistência, o desenvolvimento do conhecimento ou o turismo do vinho».

«Há várias áreas entre as quais vamos ter que escolher, depois de reflectir se é este o momento», referiu Jorge Monteiro, ressalvando, contudo, estar «mais focado numa consolidação do que, propriamente, numa expansão».

A cerimónia de reconhecimento da Viniportugal como organização interprofissional da fileira do vinho decorrerá nas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Lisboa, e contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Para o governante, a cerimónia marca a conclusão de «um processo em que o sector do vinho sai vencedor e fortalecido na sua representação».

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário