quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável é um incentivo para alcançar um sector agrícola europeu sustentável

30-09-2015 
 


 
Sobre a adopção pelas Nações Unidas da nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável, o Copa-Cogeca afirmou que oferecem um incentivo maior para alcançar um sector agrícola europeu sustentável, competitivo e economicamente viável, capaz de responder á crescente procura alimentar mundial.

Os 17 objectivos são divididos por 169 metas conexas foram adoptados pela Assembleia Geral das Nações Unidas na cimeira celebrada em Nova Iorque, e fazem parte da "Agenda de Desenvolvimento pós.2015", intitulada "Transformar o nosso mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável" e supõem a continuidade dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio que terminam em finais de 2015.

Um dos objectivos chave da Agenda +e alcançar o desenvolvimento sustentável de forma mais completa integrando em pleno as dimensões económica, social e ambiental da sustentabilidade. Tendo em conta o aumento da população mundial, um dos principais temas a estudar é como responder à procura mundial de alimentos, que pode aumentar cerca de 60 por cento até 2050. Enquanto os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM) centravam-se nos países em desenvolvimento, a Agenda 2030 afecta todos os países, incluindo os industrializados.

O secretário-geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, a partir de Bruxelas, declarou que querem na Europa uma política agrícola estável que permita à União Europeia (UE) produzir de forma sustentável, contribuindo para um dos maiores desafios da próxima década: aumentar a produção de alimentos para uma população mundial com recursos limitados.

Pesonen referiu ainda que «enquanto se estabelece o quadro para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável a nível mundial, os Objectivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm um impacto importante no momento de abordar os desafios, mais concretamente no sector agrícola europeu, o que também se aplica na próxima revisão intermédia da Política Agrícola Comum (PAC) em 2017 e o seu desenho para além de 2020, cujos objectivos são garantir que os agricultores europeus sejam competitivos, garnat56indo ao mesmo tempo o fornecimento de alimentos seguros a nível mundial e a protecção do ambiente».

Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário