quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Quebra na produtividade da pera e aumentos na maçã, uva para vinho e pêssego



 29 Setembro 2015, terça-feira  Hortofruticultura & Floricultura
maca
As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de agosto de 2015, apontam para uma redução muito significativa da produtividade da pera, -45% face a 2014, devido ao mau vingamento dos frutos e de graves problemas fitossanitários.
Contudo, estimam-se aumentos nos rendimentos unitários da maçã, de mais 20%, da uva para vinho, de mais oito por cento e na produção de pêssego, com mais cinco por cento.
Nas culturas de primavera/verão preveem-se aumentos na produtividade do tomate para a indústria, com um total de 95 toneladas por hectares, o que supõe mais 35%, e do arroz mais cinco por cento.
Em relação ao milho de regadio, este deverá registar uma redução de cinco por cento no rendimento unitário, com uma situação semelhante na batata, com quebras no regadio menores que as no sequeiro, de -10 e -50%, respetivamente.
Para a produção de leite e produtos lácteos, o INE adianta que a recolha de leite de vaca foi 166,3 mil toneladas, o que representou um aumento de 3,8%, mais 5,2% em relação a junho.
O volume total de produtos lácteos teve um decréscimo de 13,0%, mais 1,9 em junho, devido aos menores volumes de produção de leite para consumo, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE. 

Sem comentários:

Enviar um comentário