terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fungos influenciam aromas e sabores dos vinhos


Fungos influenciam aromas e sabores dos vinhos

Encorpado, amadeirado, generoso: os aromas do vinho são numerosos e variados, uma riqueza que vem especialmente de minúsculas variações genéticas de um micróbio, segundo um estudo publicado na revista Nature.
Uma mesma cepa pode dar origem a vinhos diferentes de acordo com o "endereço" ou a uva cultivada. Diferenças atribuídas normalmente à composição dos solos, ao clima e às práticas agrícolas.
Mas segundo os biólogos da Universidade de Lincoln no Reino Unido e da Universidade de Auckland na Nova Zelândia, um actor essencial é deixado de lado: um micróbio vegetal minúsculo, a levedura.
O fungo fornece a fermentação da uva que é o passo fundamental da vinificação, uma vez que converte o açúcar das uvas em álcool. A fermentação alcoólica ocorre em simultâneo com a maceração. Esta pode ser desencadeada por leveduras encontradas na pele ou por leveduras seleccionadas em laboratório.
«Surpreendentemente, até agora sabíamos poucas coisas sobre o papel dos micro-organismos na vitivinicultura (e na agricultura em geral)», explicou Matthew Goddard, da Universidade de Lincoln e co-autor do estudo.
Para chegar a estas conclusões, os investigadores estudaram seis leveduras diferentes provenientes de seis grandes regiões viticulturas da Nova Zelândia. Após ter estudado a uva sauvignon blanc, constataram que 39 compostos derivados da levedura influenciam o gosto e o odor do vinho e que uma grande maioria destes compostos varia segundo a região de origem do fungo.
«Os micróbios poderiam explicar porque obtemos vinhos diferentes segundo os 'terroirs'», afirmou Goddard.
Mas um dos primeiros critérios de valor para um vinho é a região de origem.
«As vinhas são confrontadas por muitos micróbios», diz Goddard. «Parece possível, se não provável, que todos esses micróbios que afectam as vinhas e frutas causem diferenças de sabores e aromas.»

Sem comentários:

Enviar um comentário